segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Desfile da Independência 2013: Escolas municipais trouxeram o tema sustentabilidade à avenida Júlio Maria





A prefeita Conceição Rabha prestigiou neste sábado, 7, o desfile em alusão ao Dia da Independência. O evento reuniu um grande público na avenida Júlio Maria, Centro de Angra. Por ela desfilaram inúmeras escolas municipais e grupamentos militares. Conceição esteve acompanhada de secretários, subsecretários e demais autoridades do município. Junto com ela também estavam representantes da Marinha, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Transpetro, além de vereadores. O vice-prefeito Leandro Silva, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Eduardo, e o deputado federal Luiz Sérgio também prestigiaram o evento, que foi organizado pela Prefeitura de Angra.

O tema do desfile cívico deste ano foi sustentabilidade. Muitas escolas abordaram o assunto em faixas, cartazes e fantasias. A prefeita abriu o desfile saindo em carro aberto ao som da banda da Marinha e seguida pelos alunos do Colégio Naval.  

Em seguida veio o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal, juntamente com os ex-combatentes Remo Baral e Paulo Suez, que desfilaram em carro aberto. Os vigilantes municipais vieram depois, acompanhados dos alunos da Escola Municipal Marechal Dutra, que pediram um trânsito mais seguro para todos.

Logo depois veio a Banda Municipal Estudantil de Angra dos Reis (Bamear), que neste ano está completando uma década de fundação. A Bamear veio acompanhada dos alunos do Polo Musical Yumi Imanishi Faraci, que fizeram uma breve apresentação em frente ao palanque. Em seguida vieram alunos e professores da Associação Pestalozzi, Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD), E.M. para Deficientes Visuais e E.M. de Educação de Surdos (Emes).

Alunos da EJA Guarani mostraram em cartazes e adereços todo o orgulho de suas origens indígenas. Eles pararam em frente ao palanque para uma apresentação. Dançaram, tocaram e fizeram bonito.

Depois foi a vez do Centro Educacional Inácio de Medeiros (Ceim). Mais uma vez a escola demonstrou muito esmero em seu desfile. Figurino caprichado, banda afinada e movimentos bem ensaiados. As crianças da escola vieram com fantasias que exaltavam a natureza, a importância dos esportes e do respeito às leis de trânsito. O Ceim foi seguido pelas representantes do grupo Mulheres Comunitárias em Ação.

Em seguida foi a vez dos alunos da Escola Estadual Roberto Montenegro, com sua Corporação Musical Dragão Azul. A banda embalou as escolas municipais que vieram na sequência: E.M. Antônio Joaquim de Oliveira, E.M. Fernando Geurtse, E.M. Adelaide Figueira, E.M. Américo Lomeu Bastos, E.M. Francisco Pereira da Rocha, Cehi João Carolino dos Remédios, E.M. Regina Célia Monteiro Pereira, E.M. Antônio José Novaes e E.M. Alexina Lowndes. As escolas vieram com a temática do ano, com faixas e cartazes que pediam a proteção à natureza, aos rios e mares, aos animais. Com fantasias e adereços, os alunos também ressaltaram a importância da reciclagem.

A Associação Abadá-Capoeira também esteve presente mostrando todo o seu gingado, juntamente com os escoteiros do grupo Guardiões da Fé, alunos da Escola de Futebol do Balneário e os pequenos participantes do Programa de Crianças da Transpetro. Em seguida vieram alunos e professores de projetos da Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Angra, como o Gol Social e o taekwondo.

Alunos da Cooperativa Educacional Cesar Almeida e do Cefet desfilaram em seguida, juntamente com o Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, que está completando 40 anos, e sua Banda Marcial Estrela Azul. A última escola a desfilar foi o Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav). A tradicional unidade de ensino do Centro de Angra trouxe um grande número de normalistas. Em seguida, quem animou o público foi a Banda Maestro Galloway.
Encerrando o desfile veio a equipe que prestou apoio técnico ao evento, formada por funcionários da Prefeitura de Angra. Ao final do evento, a prefeita Conceição foi ao público conversar com alguns moradores e recebeu cumprimentos.