terça-feira, 27 de agosto de 2013

Portadores de necessidades especiais foi tema de seminário

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou na noite desta segunda-feira, dia 26, o primeiro seminário de políticas públicas para portadores de necessidades especiais.
O encontro foi aberto ao público e aconteceu na sede do partido, na Rua Cônegos Bittencourt, nº 72, sala 101 no Centro de Angra às 19h. A palestra foi apresentada pelo fisioterapeuta Leandro Sérgio Nóbrega que contou com a interatividade dos presentes.

De acordo com Leandro, baseado em dados do IBGE, 14,5% da população ou 25 milhões de brasileiros têm alguma deficiência, sendo que 70 % vivendo abaixo da  linha da pobreza; 33% são analfabetas ou têm até 3 anos de escolaridade e 90% estão fora do mercado de trabalho.

O palestrante afirmou que além destes dados, o que também é lamentável são a ausência de integração de políticas públicas, projetos e ações voltadas para a pessoa com deficiência; falta articulação entre os serviços voltados para a pessoa com deficiência na esfera privada e governamental e a desarticulação entre as organizações representativas das pessoas com deficiência no município.

O fisioterapeuta apontou alguns tópicos que podem resultar em soluções para estes problemas. De acordo com ele, as primeiras ações girariam em torno de um levantamento situacional do município no que diz respeito às políticas públicas, projetos e ações voltados para a pessoa com deficiência; avaliação dos projetos e dos equipamentos de serviços e estudo de viabilidade para a concepção e criação da Coordenadoria de Integração da Pessoa com Deficiência.

Assuntos como a falta de acessibilidade nos meios de transportes e locais públicos e privados também foram amplamente abordados. Durante o encontro foi sugerido a criação de uma coordenadoria para atender a pessoa com deficiência de forma peculiar e mais específica.

O presidente do Partido Democrático Trabalhista em Angra, Leandro Silva disse que vai entrar na luta para que seja criado um órgão para atender a pessoa portadora de necessidades especiais:

- Vou encampar esta luta junto à prefeitura na intenção de implementar a Coordenadoria de Integração da Pessoa com Deficiência. Precisamos criar parcerias públicas e privadas para amenizar as dificuldades de quem sofre com a limitação diária, disse Leandro Silva.

Ainda durante o seminário de ontem foi criado um grupo de trabalho que irá continuar a discussão e fomentar idéias que serão debatidas num próximo encontro.

Além do Palestrante Leandro Nébrega, também esteve presente a Fernanda Gonçalves que falou da importância da Equoterapia no tratamento e/ou recuperação de pessoas com paralisia cerebral; com seqüelas de acidentes; amputados e crianças com dificuldades motoras e de aprendizado. De acordo com Fernanda, este trabalho é realizado por fisioterapeutas que utilizam cavalos treinados para este fim.

Além deste, o PDT Angra já realizou outros seminários que também discutiram temas importantes como “educação em tempo integral na visão de Darcy Ribeiro” e etc...

O presidente da Comissão Provisória do Partido Democrático Trabalhista no município, Leandro Silva, destaca que estas discussões são importantes para que sejam tirados encaminhamentos e buscar soluções.

- Infelizmente o portador de necessidades especiais ainda encontra muitas dificuldades com relação à acessibilidade, inclusão no mercado de trabalho entre outras, por isso resolvemos discutir o tema– afirmou Leandro.