quarta-feira, 10 de julho de 2013

Conheça o fundo do mar de Angra dos Reis


Recheada de belezas por todos os lados, a Baía da Ilha Grande esconde, abaixo da linha d'água, belezas que poucos conhecem. São costeiras, grutas e naufrágios que guardam paisagens e histórias que merecem ser desvendadas.

No mar de Angra dos Reis existe uma infinidade de pontos para mergulho, seja de snorkel ou autônomo - aquele em que há necessidade de batismo ou curso a ser realizado. Alguns locais requerem mais experiência, outros, mais tranquilos, podem ser explorados por mergulhadores amadores. O ideal é que os aventureiros busquem uma agência de turismo ou uma operadora de mergulho, devidamente legalizada, antes de se aventurar pelo fundo do mar. Vale destacar que algumas pousadas funcionam também como operadoras e é recomendável que o mergulho seja realizado em períodos de tempo bom, já que, com chuva, as águas costumam ficar turvas.

Alguns dos pontos mais conhecidos para o mergulho de snorkel, no qual a pessoa utiliza pés de pato, máscara e “canudo”, são as ilhas de Cataguases e Botinas, cartões postais do município. Na Ilha Grande, as lagoas Azul e Verde são as preferidas por quem passeia de saveiro e quer conhecer um pouco do fundo do mar.

Para os mais aventureiros, as operadoras de mergulho são ótimas opções para se conhecer os pontos mais radicais do mar de Angra dos Reis. O mergulhador iniciante deve procurar uma empresa que promova batismos. Existem várias no município com reconhecimento nacional e até internacional. Entre os melhores picos de mergulho para quem vai se iniciar no mundo subaquático está a Ilha de Jorge Grego e a Laje Branca, localizada próxima à Praia de Araçatiba, na Ilha Grande.

Os mergulhadores mais experientes têm ainda a opção de se aventurar pelos diversos pontos de naufrágios que existem no município. Entre eles há o do navio Pinguino, um cargueiro de 70 metros afundado em 1967 que ainda permanece em bom estado, o que permite o passeio por seus compartimentos. Esse é um dos naufrágios mais procurados em Angra dos Reis, sendo que sua profundidade varia em torno de 15 a 20 metros.

Informações sobre os atrativos de Angra e os horários de funcionamento são encontradas no Centro de Informações Turísticas (CIT), localizado na Av. Ayrton Senna, S/N, Praia do Anil, no Centro da cidade, e que funciona das 8h às 20h. O CIT atende pelo telefone (24)3377-7826. Mais detalhes no www.turisangra.com.br .