terça-feira, 18 de junho de 2013

Programa Minha Cada Minha Vida em Angra

Os gestores da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos se reuniram na ultima quinta-feira, 13, com outros secretários da mesma área na região Sul Fluminense, para tratar da construção de unidades habitacionais para pessoas de baixa renda. Os secretários de Habitação de Barra Mansa, Pinheiral, além do secretário de Planejamento de Volta Redonda e o subsecretário de Habitação de Angra, Marcelo Oliveira, trocaram experiências para conhecer melhor a implantação deste tipo de projeto, problemas comuns e as demandas do programa Minha Casa Minha Vida nessas cidades.


VISITA A PROJETO CONCLUÍDO


No dia seguinte, sexta-feira, 14, Marcelo Oliveira foi a Santa Cruz (RJ) para conhecer um dos conjuntos habitacionais do Programa, já em construção. O local escolhido fica na zona Oeste do Rio de Janeiro e foi possível conhecer o programa e as unidades habitacionais. A intenção é analisar a qualidade da estrutura, materiais utilizados e a organização dos blocos, compostos de cinco andares. A acessibilidade também foi motivo de avaliação da equipe.

 VIRANDO REALIDADE

 Marcelo Oliveira adiantou que Angra deverá receber em breve, um projeto classificado no Programa Minha Casa, Minha Vida. Estão previstas a construção de até 1.200 unidades habitacionais na Banqueta, para cadastrados na faixa 1 (famílias com renda entre zero a três salários mínimos). O terreno escolhido é particular e a negociação financeira está sendo diretamente articulada pelo proprietário do imóvel, a Caixa Econômica Federal e a construtora. A prefeitura estuda conceder isenção fiscal e mudar a classificação da área para Zona Especial de Interesse Social (Zeis).

 Segundo o subsecretário de Habitação, o déficit habitacional em Angra é de aproximadamente 10 mil residências, contanto também com os que pagam aluguel, independentemente de classe social. Marcelo ressalta que a prioridade de cadastro serão as família da faixa 1, em seguida da faixa 2 (de três a seis salários mínimos), e assim sucessivamente. Nesta lista de prioridades ainda estão as pessoas que perderam as suas casas em intempéries.

 — A previsão é que tenhamos também outras unidades do Minha Casa, Minha Vida, com 520 unidades habitacionais; Parque Mambucaba, com 160 unidades e Monsuaba, com 480 unidades — afirmou o subsecretário.

 Para o programa na Banqueta, a expectativa é fazer o lançamento no próximo semestre, junto ao início das obras.