quarta-feira, 26 de junho de 2013

Prefeitura recebe recursos do Governo Federal

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Especial de Defesa Civil, recebeu na semana passada, a verba do Cartão Defesa Civil, destinado a municípios que enfrentaram situações de emergência por causa das chuvas no início deste ano. O valor de R$ 1,5 milhão será investido na remoção de escombros dos temporais, na realização de vistorias, em especial na Ilha Grande, na compra de equipamentos de segurança para os agentes da Defesa Civil, além da aquisição de suprimentos para emergências como colchões, cobertores e outros materiais.

Para o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira, os recurso são bem vindos. Ele lembrou que no início do ano, durante as chuvas de janeiro, a Prefeitura teve dificuldades para dar respostas á população por falta de recursos.

— Agora temos condições de dar uma resposta melhor. Com o recurso do Cartão Defesa Civil, a Prefeitura de Angra conseguirá atender parte da demanda existente desde as chuvas de janeiro. Felizmente não tivemos nenhuma vítima fatal, mas tivemos estruturas danificadas, pontes destruídas e residências afetadas — analisou o secretário.

Para receber o recurso, a Defesa Civil e a Prefeitura de Angra enviaram ao Ministério da Integração Nacional, nos dias seguintes às chuvas, um plano de trabalho com as ações pretendidas e os prejuízos causados pela chuva. Além disso, a prefeita de Angra, Conceição Rabha, esteve pessoalmente no Ministério, em Brasília, para defender a liberação da verba. Outro volume de recursos foi pedido ao Ministério para obras de reconstrução, mas ainda não foi liberado.

Como parte das ações pós-chuva estão em andamento intervenções nos rios Bracuhy e Mambucaba, no Pontal e no rio Japuíba, onde haverá retirada de sedimentos sob a ponte que passa pela comunidade da Vila Nova e recuperação da rua Rio Bonito. Estas intervenções estão sendo feitas pelo Governo do Estado, a pedido da prefeita Conceição Rabha.

Sobre o Cartão Defesa Civil
De acordo com o Ministério da Integração, o Cartão de Pagamento de Defesa Civil é destinado ao pagamento de despesas com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais, definidas no Decreto nº 7.257, de 4 de agosto de 2010, promovidas por governos estaduais, do DF e municipais. O cartão deve ser usado exclusivamente em situações de emergência ou Estado de calamidade pública reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.