terça-feira, 25 de junho de 2013

Angra recebe o projeto Leitura no Parque





No sábado, 22, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu o Projeto Leitura no Parque. O evento, que ficou concentrado na Praça da Matriz, no Centro, é uma iniciativa da Organização Mundial a Educação Pré-escolar (Omep) e conta com o apoio da TV Rio Sul.

A Omep-BR/RJ-Resende é uma Organização Não Governamental (ONG), criada em 1948 sob a supervisão da Unesco, que tem por finalidade defender os direitos das crianças. Ela se articula com os profissionais comprometidos com a educação e a infância em todo o país, através de suas federações nos Estados e das associações municipais. Desenvolve pesquisas, atende crianças em situação de risco e atua em parceria com a sociedade e com o poder público em prol de uma realidade social que promova e permita o pleno desenvolvimento do ser humano.

Durante o evento, que aconteceu das 9h às 12h, foram desenvolvidas diversas atividades de incentivo à leitura, como contação de histórias, roda de leitura, histórias com fantoches, músicas e troca de livros.

O Projeto Leitura no Parque tem como objetivo promover a leitura de forma lúdica e prazerosa, além de possibilitar o exercício da solidariedade por meio de uma campanha de doação de livros de literatura infantil, que são entre às próprias crianças que comparecem ao evento.

A coordenadora do evento, Valdete Tereza da Costa Azevedo, que é presidente da Omep-BR/RJ-Resende e vice-presidente da Omep-Brasil-Região Sudeste, mostrou-se satisfeita com a participação popular e com interesse pela leitura demonstrado pelas crianças do município.

— Realizamos o Leitura no Parque desde 2008, buscando despertar nas crianças até 6 anos o gosto pela leitura e também porque acreditamos que nessa idade, que é quando as crianças começam a ouvir histórias dos pais, elas passam a ter o prazer pela leitura. Vamos incentivar mais a leitura na infância, dando livros de presente para despertar nelas, o gosto pela leitura —incentiva.

A secretária de Educação, Cláudia Nogueira, se surpreendeu pela quantidade de criança que fizeram doações de livros e também participaram da roda de leitura, onde algumas até se atreveram a contar histórias.

— Esse é um momento de muita importância, pois incentivando a leitura estamos também melhorando a questão da alfabetização e isso tem que começar desde pequeno. É esse trabalho que o pessoal da Omep está trazendo para nós, o incentivo para que as crianças se habituem com os livros e com esse mundo tão colorido de versos que é o mundo da leitura — avalia.