quinta-feira, 18 de abril de 2013

Latas de bebidas alcoólicas poderão ter imagens de acidentes impressas


O Deputado Aureo (PRTB/RJ) apresentou Projeto de Lei determinando que os rótulos das embalagens das bebidas enlatadas com teor alcoólico superior a um grau Gay Lussac deverão ser impressos com imagem de acidente de trânsito e a mensagem “Se for dirigir, não beba”.

Nos últimos anos, a relação entre violência no trânsito e consumo de álcool tem sido objeto de intensos estudos por parte de autoridades públicas e especialistas da área de segurança e saúde.

Estudo revela que, uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas em 2011 em 71 hospitais que realizam atendimentos de urgência e emergência pelo SUS havia ingerido bebida alcoólica previamente à ocorrência do acidente.

Segundo o deputado, o projeto tem por objetivo desestimular a ingestão de álcool pelos motoristas, em adição a outras importantes ações que vêm sendo adotadas pelo Poder Público.

- O projeto tem como objetivo obrigar os fabricantes de bebidas alcoólicas enlatadas a inserir no invólucro do produto fotografias com imagem de acidente de trânsito, acompanhada da mensagem “se dirigir, não beba”. A proposta é inspirada na bem sucedida experiência da Lei que instituiu a obrigatoriedade da impressão, nas embalagens dos produtos de cigarro – prosseguiu o deputado.