segunda-feira, 11 de março de 2013

Prefeitura pede mais segurança em Angra


      Coordenadores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizaram nessa quinta-feira, dia 7, uma reunião na sala de vídeo do Teatro Municipal para falar sobre os cursos que serão oferecidos em Angra pelo programa. O encontro reuniu representantes da Secretaria de Ação Social, como coordenadores dos Cras, Creas e Casa Abrigo, além de representantes das secretarias de Educação e de Atividades Econômicas. O objetivo foi informar a todos sobre quais cursos serão oferecidos, como eles irão funcionar e como será o procedimento de inscrição.

     O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal e oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho e possibilitar a geração de renda e a melhora da qualidade de vida. Em Angra, a coordenação do programa é por conta da prefeitura.

     Neste ano serão oferecidos quatro cursos: Almoxarife, Pedreiro de alvenaria estrutural, Pedreiro de revestimento em argamassa e Costureiro industrial do vestuário. Os cursos serão ministrados pelo Senai. No ano passado, coube ao Senac o oferecimento dos cursos de Camareira, Recepcionista, Cuidador de idosos e Garçom.

     Os cursos são todos gratuitos, incluindo o fornecimento do material didático, equipamentos, auxílio transporte e auxílio alimentação. As aulas irão começar em abril e o período de pré-matrícula começa na terça-feira, dia 12, e vai até o dia 22 deste mês. As inscrições devem ser feitas das 9h às 16h, na Casa do Programa Bolsa Família, na rua Almirante Júlio César, 318, no bairro São Bento (próximo à Defesa Civil). O telefone do local é 3377-8384. Das 18h às 20h, as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Ação Social (na sala do projeto Teclar), localizada na praça Guarda Marinha Greenhalgh, S/N, São Bento (ao lado do Teatro Municipal). O telefone é 3377-8449. Os interessados deverão apresentar, no ato de inscrição, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e Número de Identificação Social (NIS).

     Os candidatos que não possuírem o NIS deverão apresentar os documentos necessários para serem incluídos no Cadastro Único do Governo Federal: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento de todos os menores de idade da família, conta de luz anterior e comprovante de renda (se possuir).

     Podem se inscrever homens e mulheres com idade entre 18 a 59 anos. As aulas serão realizadas no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), no Centro de Angra. Os cursos têm duração de dois meses. Os melhores alunos poderão ser indicados pelo Senai para o mercado de trabalho.

     Os representantes das unidades da Secretaria de Ação Social, como os Cras, Creas e Casa Abrigo, assim como os das Secretarias de Educação e Atividades Econômicas, deverão atuar como multiplicadores das informações sobre os cursos em suas áreas e locais de abrangência. Para isso, por estarem próximos à população de baixa renda, os coordenadores dos Cras são fundamentais. Eles irão indicar os cursos a membros de famílias identificadas como carentes. Independe da indicação dos Cras, qualquer um, de acordo com os requisitos, pode ir aos postos de inscrição e efetuar a pré-matrícula.

     Mais informações podem ser obtidas no edital do Pronatec, publicado no Boletim Oficial do Município do dia 8 de março, que está disponível no site da prefeitura (www.angra.rj.gov.br).

CURSOS
Almoxarife – de 15/04 a 14/06. Escolaridade mínima: 6º ano do Ensino Fundamental.
Pedreiro de Alvenaria Estrutural (1° turma) – 15/04 a 14/06. Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental.
Pedreiro de Alvenaria Estrutural (2° turma) – 16/04 a 17/06. Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental.
Pedreiro de revestimento em argamassa – 16/04 a 17/06. Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental.
Costureiro industrial do vestuário – 29/04 a 28/06. Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental.