sexta-feira, 15 de março de 2013

Prefeita e vice-prefeito de Angra participam de encontro em Búzios



O vice-prefeito de Angra, Leandro Silva com o prefeito de Rio Claro, Raul Machado e o prefeito de Paraty, Casé

A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, e o vice-prefeito Leandro Silva participaram, em Búzios nesta quinta-feira, 14, do terceiro encontro de prefeitos e prefeitas do Rio de Janeiro (gestão 2013/16), promovido pela Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj) e pelo jornal O Dia. Além da pauta repleta de palestras e debates sobre temas da administração pública, o encontro reuniu dezenas de gestores municipais e autoridades estaduais, servindo também para a eleição da nova diretoria da Associação Aemerj e para o lançamento do informativo 'Cadernos Aemerj de Gestão Pública', com textos de especialistas, gestores e boas práticas que fortalecem as administrações municipais.

O encontro também foi avaliado pelos prefeitos e prefeitas como oportunidade para a troca de informações entre as lideranças políticas das três esferas de governo, além do amadurecimento de propostas e compromissos comuns assumidos durante as campanhas eleitorais. O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, representou o governador do Rio. Setores e órgãos financiadores do Estado e da União, como Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e a Agência Estadual de Fomento também prestaram informações aos gestores.

Um dos temas amplamente discutido foi o impacto do novo critério de divisão dos royalties do petróleo. Alguns prefeitos e prefeitas aproveitaram a oportunidade para o desabafo de cariocas e fluminenses contra a decisão do Congresso Nacional. Em uníssono, as autoridades prometeram cerrar fileiras na pressão junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para apressar o julgamento final do caso.

— Quase 95% dos recursos do Estado, hoje, são para pagar aposentados e pensionistas. Como é que vamos pagar a este pessoal no final do mês, se nos tirarem os royalties? Dependemos do STF e torço para que a gente tenha êxito nesta luta. Vamos ser vencedores — acredita o vice-governador Pezão.

Para a prefeita Conceição foi uma oportunidade para tratar com Pezão e outros prefeitos da região, de ações conjuntas para a Costa Verde. Conceição tem defendido a união de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Rio Claro, Itaguaí e Seropédica para tratar de temas comuns como a segurança pública, destinação do lixo e promoção da região. O prefeito de Paraty, Casé, também participou do encontro.


— Tenho conversado muito com os prefeitos e essa ideia da união está crescendo. Voltamos a tratar disso aqui em Búzios e estou muito otimista. O Governo do Estado também acenou com parcerias e projetos que vão beneficiar a cidade — disse Conceição.