quinta-feira, 28 de março de 2013

Ministério da Saúde apoiará abertura do Hospital da Japuíba


O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, vai apoiar financeiramente o município de Angra para garantir a abertura do Hospital da Japuíba ainda este ano. O compromisso foi assumido pelo secretário de Atenção Básica do Ministério, Helvécio Miranda Júnior, durante encontro em Brasília do qual participaram a prefeita Conceição Rabha e o secretário municipal de Saúde, dr. Carlos Vasconcellos. Para a prefeita este é um apoio fundamental para assegurar a abertura e o funcionamento da unidade.

— Tomamos a decisão de reaver o Hospital para a gestão municipal porque a cidade precisa e merece. Agora, com o apoio do Ministério, temos a certeza de que tomamos a decisão correta e de que, em breve, teremos uma Saúde muito melhor — previu Conceição.

Para justificar o pedido, o secretário de Saúde fez um breve relato das razões que levaram o município a reassumir o Hospital, cujo prédio havia sido doado ao Governo do Estado em setembro do ano passado. Entre os motivos está a urgência de melhorar o atendimento, especialmente do serviço de emergência e pronto-socorro, além da melhor organização do sistema público de atendimento na cidade. No entendimento do Ministério, a decisão foi acertada.

— Muitos municípios chegam aqui com o problema somente. Vocês trouxeram o problema e também a solução. O Governo Federal vai apoiar a abertura dessa unidade pela sua importância não apenas local, como regional. É um grande passo para melhorar o serviço — disse Helvécio.

Agora os técnicos vão trabalhar trocando informações até a abertura efetiva do Hospital, prevista para junho. Antes o município ainda precisa atualizar contratos de manutenção do prédio do Hospital e obter licenças de funcionamento do Governo do Estado.

— Nosso cronograma original pode sofrer alterações mas a decisão de abrir o Hospital é irreversível. Estamos dando passos importantes a cada dia e o compromisso do Ministério é um reforço de qualidade para as ações da Prefeitura — garantiu Carlos Vasconcellos.

Na agenda em Brasília, o município também confirmou a liberação de R$ 400 mil para a implantação do projeto das academias da saúde em alguns bairros, além de investimentos no programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), reforma de postos de saúde nos bairros, inclusive na Monsuaba, e a implantação de sistemas informatizados de gerenciamento de dados do atendimento em Saúde.

FONTE: PMAR