segunda-feira, 4 de março de 2013

Dilma inaugura fábrica de submarino

                                                                                                               Foto: Jornal Atual

A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, esteve presente nessa sexta-feira, dia 1°, na visita da presidente Dilma Rousseff à Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí, para a inauguração da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem). A unidade é parte da infraestrutura industrial de construção e manutenção de submarinos que está sendo implantada pela Marinha para a execução de seu Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), iniciado em 2008. Conceição conversou com autoridades civis e militares e esteve acompanhada do deputado federal Luiz Sérgio e do vereador Eduardo Godinho.

        A construção da Ufem foi iniciada em 2010, é considerada um importante marco para a indústria da construção naval brasileira e peça fundamental que irá capacitar o país a construir seu primeiro submarino de propulsão nuclear, além de submarinos convencionais, de propulsão diesel-elétrica. O investimento, que inclui a etapa de construção da Ufem, do estaleiro e da base naval que abrigará os submarinos, será de R$ 7,8 bilhões, com desembolsos até 2017. A previsão é de que o Prosub chegue a gerar nove mil empregos diretos e outros 32 mil indiretos.

     – Essa inauguração é um evento muito importante para o país, pois se trata de uma estrutura para a construção de um instrumento que irá mostrar a nossa capacidade tecnológica para o mundo. Isso faz aumentar o grau de respeitabilidade do Brasil no exterior. Além disso, é um investimento que representa a geração de mais empregos para a região da Costa Verde e novas oportunidades para os trabalhadores angrenses – avaliou a prefeita Conceição.

     Além da presidente Dilma, a cerimônia contou com o governador Sérgio Cabral; o vice-governador Pezão, o almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha do Brasil; o presidente da Nuclep, Jaime Cardoso; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; o ministro da Defesa, Celso Amorim; o prefeito de Itaguaí, Luciano Mota; além trabalhadores e diversas autoridades civis e militares das três forças armadas.

     A presidente e as demais autoridades ressaltaram a necessidade de o Brasil investir em sua indústria de defesa e a importância dessa indústria para alavancar o desenvolvimento da tecnologia.

     – Uma indústria de defesa é, sobretudo, uma indústria de conhecimento. É onde se produz e se difunde tecnologia. É assim que acontece nos países que possuem uma indústria de defesa desenvolvida: a tecnologia, inicialmente concentrada em um ponto, aos poucos se difunde por toda a cadeia produtiva – disse a presidente.

     Dilma também falou sobre o crescimento da relevância do Brasil no cenário mundial nos últimos anos, e que o fato de o país não possuir disputas bélicas não deve ser visto como um fator que reduza a necessidade de investimentos em sua indústria de defesa.

     – O país ganhou relevância em um mundo complexo e isso reforça a necessidade da indústria de defesa na garantia da soberania nacional – afirmou a presidente, que ressaltou ainda que a construção de um submarino nuclear coloca o Brasil mais próximo de alcançar o objetivo de conquistar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, um grupo ao qual o país aspira se juntar e do qual fazem parte Estados Unidos, China, França, Inglaterra e Rússia, países que possuem tecnologia para a construção de submarinos nucleares.

     A presidente, assim como o governador Sérgio Cabral, lembrou os esforços do governo federal, desde o presidente Lula, para a reestruturação da Nuclep, que foram fundamentais para o passo atual. Dilma também elogiou a iniciativa do programa de investir em capacitação de mão de obra, através da criação de polos de difusão do conhecimento, como a escola de soldadores.  

Fonte: PMAR