segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Associações de moradores são recebidas na Prefeitura




Representantes comunitários participaram de uma reunião no fim da tarde da última terça-feira, dia 19, na sala do vice-prefeito, Leandro Silva no Centro. Entre as comunidades presentes estavam a Gamboa, Campo-Belo, Belém, Encruzo da Enseada, Aeroporto e Nova Angra. A reunião contou também com a presença do superintendente de Trânsito Hele Serafim e do subprefeito da Grande Japuíba, Marcos Coelho.

O intuito do encontro foi estabelecer um diálogo entre as comunidades e o executivo para tratar dos problemas vivenciados pelos moradores de diversos bairros. De acordo com os representantes comunitários, uma preocupação em comum seria o alerta de risco de contaminação pelo mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Os moradores também pediram uma campanha de prevenção com relação a leptospirose, doença causada pela urina dos ratos.

Outra reivindicação dos representantes de bairros foi direcionada a superintendência de Trânsito. Eles solicitaram a instalação de quebra-molas, redutores de velocidade e uma melhor sinalização nas ruas das comunidades para evitar o risco de acidentes e atropelamentos devido ao excesso de velocidade. Os moradores pediram ainda, o deslocamento de agentes de trânsito para a Japuíba, para ordenar o tráfego, classificado, há vários anos,
como caótico.

O superintendente de Trânsito informou que esta realizando um estudo para viabilizar o deslocamento de funcionário para a Grande Japuíba, a exemplo do que acontece no Frade e Parque Mambucaba.

- Nestes primeiros dias de governo estamos trabalhando em busca de melhorias no trânsito. Sabemos do transtorno que é o tráfego na Japuiba, por isso já tenho a ideia de montar um “QG” no bairro com agentes que cuidarão do ordenamento do trânsito naquela região – afirmou Hele Serafim, que pretende ainda criar um projeto pra instalação de semáforos em diversas ruas .

O superintendente falou ainda, das dificuldades orçamentárias e falta de material. “quando assumimos a função, não encontramos tintas, nem placas ou outros matérias para trabalhar, porém, o processo licitatório já foi iniciado”, afirmou.

O vice-prefeito, Leandro Silva destacou que o município precisa de um estudo sobre o trânsito e uma reorganização, transformando algumas ruas em mão única e eliminação de estacionamento em diversos logradouros que não suportam o número de carros estacionados dos dois lados da via.

- É possível melhorar o trânsito em alguns lugares com medidas simples como a que aconteceu na Avenida Itaguaí, onde através de uma intervenção do meu gabinete [quando ainda era vereador] conseguimos colocar mão única em um trecho da principal rua da Nova Angra desafogando o trânsito - lembrou

Angra dos Reis possui atualmente, cerca de 46 mil automóveis e 25 mil motocicletas, o que contribui para os transtornos.

No final do encontro, a prefeita Conceição Rabha, que estava em outra reunião se juntou ao grupo de discussão e esclareceu dúvidas quanto à ampliação do aeroporto, passageiro cidadão, hospital da Japuíba e fornecimento de água, entre outros assuntos.

A chefe do executivo disse que está buscando recursos do estado e do governo federal para atender a todas as demandas, mas ressaltou que algumas ações serão feitas a médio e longo prazo devido a situação precária em que encontrou a prefeitura em janeiro deste ano.