segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Exposição relembra o passado angrense


A Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar) iniciou uma série de atividades visando tornar a Casa Larangeiras uma atração cultural definitiva. A idéia é dar ao lugar um ambiente que retrate a cultura popular e caiçara angrense. Neste momento a Casa começa a passar por pequenas reformas e receberá aparelhamento, uma vez que o espaço não tinha sequer móveis para os funcionários trabalharem.
A primeira atividade cultural do local nessa gestão é a exposição fotográfica com o tema “Angra, um passeio no passado”. As fotos mostram a Angra antiga, com seus casarões coloniais, igrejas e o convento do Carmo visto por diversos ângulos.
A exposição, segundo o diretor da Casa Larangeiras, Marcelo Ramos, tem por objetivo trazer aos mais jovens a lembrança do passado, através da arquitetura, e aos mais idosos uma oportunidade de reviver a sua época. A exposição também visa fazer um alerta quanto ao desrespeito ao patrimônio histórico e arquitetônico, com a descaracterização das fachadas coloniais e a demolição de vários prédios históricos da cidade nas últimas décadas.
A exposição, aberta hoje, fica no salão inferior da Casa Larangeiras até o dia 26 de janeiro. Tem entrada franca e o local está aberto ao público de segunda a sábado, das 10h às 18h30.
Oficina no teatro
O Grupo Foguetes Maravilha, do Rio de Janeiro, com o apoio da Cultuar, realizará entre os dias 21 a 25 de janeiro, no Teatro Municipal, uma oficina de formação e capacitação técnica para grupos de teatro de nossa cidade. Os interessados podem fazer suas inscrições no próprio Teatro Municipal, que fica na Praça Guarda Marinha Greenhalgh, no São Bento.

A oficina, que acontecerá durante os cinco dias, das 14 às 17h, faz parte do Circuito Estadual das Artes. Serão praticados exercícios e jogos de conscientização corporal, ocupação espacial, sensibilização, improvisação, composição cênica e narrativa.

Simultaneamente a oficina, o grupo angrense In Cena Ação estará fazendo um intercâmbio com o Grupo Foguetes Maravilha. Às 18 horas do dia 25, os dois grupos farão uma apresentação aberta ao público.