terça-feira, 27 de novembro de 2012

Leandro, mais uma vez, participa de manifesto contra injustiça em defesa do Rio

Pela terceira vez, em três anos, a população do Rio de Janeiro foi às ruas em defesa dos seus direitos, em protesto contra a tentativa do Congresso Nacional de pulverizar os recursos dos royalties do petróleo e participações especiais dos estados e municípios produtores.

Para o Rio, as perdas estimadas são de R$ 77 bilhões até 2020. Nesta segunda-feira, conforme cálculos da Polícia Militar, cerca de 200 mil pessoas participaram do ato "Veta, Dilma" que terminou com show na Cinelândia.

Angra dos Reis mais uma vez compareceu em peso. Vários ônibus saíram da cidade rumo à capital, levando moradores, que mostraram sua indignação.

O vereador e vice prefeito eleito de Angra dos Reis, Leandro Silva esteve presente durante toda a caminhada e subiu ao palco junto com artistas e autoridades de vários municípios, além de deputados estaduais, fererais, e o próprio governador do Rio, Sérgio Cabral. O senador Lindberg Farias, que é parceiro de Angra, permaneceu ao lado de Conceição e Leandro durante o evento.






Leia o manifesto:


“O Rio de Janeiro vive um momento singular em sua história. Superou décadas de estagnação econômica, encontrou um caminho para a paz e se tornou o estado brasileiro com a maior capacidade de atração de investimentos públicos e privados.

Essas vitórias são resultado do esforço de milhões de fluminenses em defesa de um ideal comum: o nosso estado. Por isso, quando essas conquistas estão sob ameaça, é hora de novamente ir às ruas.

Os royalties são um direito assegurado pela Constituição Federal, em decorrência dos impactos ambientais e sociais causados pela exploração do petróleo.

Também representam uma compensação em relação às perdas causadas pela mudança na tributação de ICMS do petróleo e seus derivados, o que prejudicou os estados produtores.

A perda desse benefício significa, na prática, a interrupção de projetos que preparam o Rio de Janeiro dos próximos anos. A disputa pelos royalties não é uma questão apenas de números, mas de princípios, de Justiça.

Em todos os momentos que foi chamado à mesa de negociação, o Rio de Janeiro se mostrou disposto ao diálogo. Mas mantendo alguns pilares: o respeito aos direitos já assegurados e aos contratos já assinados.

A luta do Rio de Janeiro para assegurar esses direitos tem sido longa e incansável. Mais uma vez, portanto, é preciso dar uma firme demonstração, reivindicando junto ao governo federal que cumpra o que foi acordado e vete o projeto aprovado no Congresso.
Pois viola o pacto federativo e cria uma guerra sem vencedores. Mais uma vez estamos nas ruas para mostrar a força da nossa união e fazer valer a nossa voz: Veta, Dilma!”