sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Moradores da Santa Rita II comemoram instalação de lluminação pública

Foto: Fábio Martins


Os moradores da Avenida São José no bairro Santa Rita II, não precisam mais se arriscar na escuridão e nem utilizar lanternas, como vinha acontecendo há muito tempo. Agora, a via já conta com iluminação pública, o que beneficia milhares de moradores daquela comunidade.

O pedido para a instalação partiu do gabinete do vereador Leandro Silva (PDT) através de um ofício encaminhado à AMPLA.

Ontem, 20, profissionais da empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região, realizaram a instalação de luminárias na importante avenida que fica ás margens da Rodovia Rio-Santos.

Leandro esteve no local para acompanhar o serviço, conversou com moradores e constatou que a medida agradou a quem precisa utilizar aquela via, principalmente durante a noite ao retornar do trabalho e da escola.

Câmara debaterá os problemas do Colégio Estadual Artur Vargas


A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizará na próxima quarta-feira, 26, às 15h, uma Audiência Pública para debater os problemas do Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav)
O colégio, situado no Centro de Angra dos Reis vem enfrentando diversas situações que incomodam os profissionais que lá trabalham, os alunos, pais de alunos e a população de um modo geral.

Recentemente, o Ceav foi “loteado” passando a dividir espaço com órgãos como a fundação Leão XIII; a escola Municipal Alexina Lowndes e a Defensoria Pública.

De acordo com o Sr. José Mário Plácido, um dos integrantes de um movimento pró-Ceav que terminou com uma passeata pelas ruas do Centro em Julho deste ano, a instalação de depósitos, um DPO, um posto do DETRAN e outros serviços do governo estadual estão previstas, o que causa revolta: “A escola é para estudar, não pode virar outros órgãos. Aquele espaço tem que ser dos alunos e profissionais que ali trabalham em prol da educação”, completa Plácido.

Foram convidados para o debate, o Secretário Estadual de Educação, Wilson Risolia, Sec. Estadual de Planejamento, Sérgio Rui Martins, a Diretora Esadual do Ceav, Adriana Maria Rabha, a Presidente do Conselho Fiscal, Inês Silva Rosa, a representante da Comissão Pró-Grêmio do Ceav, Marilene Oliveira e representantes da Fundação Leão XIII, Defesa Civil, OAB, Secretaria Estadual de Educação e da Defensoria Pública.

A Audiência Pública foi solicitada pelo vereador Leandro Silva, (PDT) através do requerimento nº 342/2011 e visa buscar explicações sobre a atual situação do colégio.

A população poderá participar comparecendo ao Plenário da Câmara, na Praça Nilo Peçanha S/Nº Centro ou por telefone/ email que serão divulgados durante transmissão da Tv Câmara, canal 14 da Net Angra.

Câmara debaterá os problemas do Colégio Estadual Artur Vargas

Cique para ampliar

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Na mídia: reportagem publicada no Jornal Tribuna deste mês

Clique para ampliar

Jornal Tribuuna Livre / Angra dos Reis 15-10-2011

Audiência Pública debateu o abastecimento de água no município

Fotos: Fábio Martins





Participação popular enriqueceu o debate

A tarde desta quarta-feira, 19, foi marcada por uma Audiência Pública que discutiu os muitos problemas relacionados à água no município de Angra dos Reis. O encontro realizado no Plenário da Câmara Municipal reuniu representantes do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) que novamente tornaram a discussão num jogo de empurra-empurra.

O abastecimento de água em Angra é um antigo problema vivido pelos moradores. Muitos deles ficam dias sem uma gota do líquido nas torneiras e com a aproximação do verão, esta preocupação aumenta já que o consumo de água é maior.

A Audiência proposta e presidida pelo vereador Leandro Silva (PDT), teve como objetivo colocar frente a frente os responsáveis pelo serviço de fornecimento de água e a população, com o intuito de buscar informações e soluções.

- Não podemos ficar nesse impasse entre estas duas autarquias enquanto a população sofre com a escassez de água. Falta de dinheiro não é o problema, já que a Prefeitura conta com um orçamento quase que bilionário (anual) – disse o parlamentar.

O presidente do Saae, Carlos Marcatti, disse que já há um investimento sendo realizado para solucionar a questão e adiantou que só em 2012 há uma estimativa de que o orçamento gire em torno de R$ 12 milhões. Marcatti afirmou ainda que tem total conhecimento das dificuldades vividas pelos moradores do município e que o abastecimento depende de ações conjuntas do Saae e Cedae.

Leandro Silva abriu espaço para participação popular pelo telefone e para os que estavam presentes na Audiência Pública. Jornalistas e populares fizeram questionamentos como prazo para solução definitiva do problema, pediram informações quanto a arrecadação mensal e anual dos órgãos e deram sugestões.

O radialista Aderbal Teixeira sugeriu que a prefeitura repensasse numa antiga estratégia, que já foi apontada como solução, que é a transposição do Rio Bracuhy “ou qualquer outro dos muitos existentes na região” para acabar de uma vez com a falta d´água.

- Dá pra solucionar o problema da população e se a questão for política isso vai ser bom também para quem resolver, pois vai ser a cidade onde os moradores e os turistas receberão água mineral em suas torneiras. Somos beneficiados pela natureza que se encarregou de encher nossos mananciais. O que falta é interesse por parte do poder público – desabafou.

Diversos moradores relataram durante o debate que estão muito preocupados com o que chamaram de “descaso”. Com a chegada do verão, teme-se que a situação vivida na mesma estação no ano passado se repita. Em 2010, Angra passou por momentos críticos com a população reclamando da falta de água na maioria dos bairros. Em alguns casos os moradores ficavam dias sem uma gota de água nas torneiras e quando existia, o líquido apresentava coloração e odores que denunciavam a má qualidade da mesma.

O engenheiro da Cedae, Flávio Guedes foi razoável em dizer que apesar de também ser político (suplente de deputado) esta questão deve ser deixada de lado em nome do bem-estar da população.

- Tudo na nossa vida envolve política, mas o que temos que fazer aqui é buscar soluções reais para que os moradores não sofram mais com a falta d’água – disse o engenheiro, que parabenizou, em público, o vereador Leandro Silva por provocar a discussão.

Leandro lembrou que a Câmara Municipal está buscando as soluções há muito tempo e que no ano passado, por exemplo, a Casa Legislativa chegou a montar uma Comissão Especial para tratar do assunto, mas não obteve o resultado esperado.

- Definitivamente não podemos mais esperar e ficar neste jogo de empurra-empurra que envolve questões e interesses políticos. Está na hora de resolvermos a situação. Água é um bem precioso, necessário e graças a Deus está disponível gratuita na natureza – afirmou o parlamentar.

O debate, na avaliação do vereador Leandro Silva “foi produtivo”, mas o propositor da Audiência quer ver as respostas deste encontro e já deixou pré-agendada, uma outra discussão para fevereiro de 2012.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Anderson Freire na festa da Igreja Assembleia de Deus do Parque Mambucaba



Na foto, da esquerda para a direita, o Pastor Paulo da Igreja Assembléia de Deus Min. Parque Mambucaba, Kedyane Silva (esposa do Leandro), o vereador Leandro Silva e o cantor gospel Anderson Freire durante a festa
da igreja no último final de semana.

Estima-se que cerca de 3 mil pessoas passaram pelo templo durante a festividade. O cantor Anderson Freire será a atração do próximo Louva Angra, projeto do mandato do vereador Leandro Silva que leva louvor aos bairros.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Moradores da Nova Angra participam de reunião na associação do bairro

Foto: Patrícia Silva / Texto Fábio Martins


A Associação de Moradores da Nova Angra (AMANA), realizou na noite de ontem, 17, uma reunião para discutir os problemas da comunidade. O encontro teve a participação de vários moradores, que mesmo com chuva, compareceram para expor as necessidades no bairro.

O vereador Leandro Silva (PDT), esteve presente a convite do presidente da entidade, Fernando de Castro. A secretária de Obras também foi convidada para o encontro, mas devido a outros compromissos pré-agendados não pôde comparecer.

O morador Moisés Ferreira, um dos mais antigos do bairro, levantou algumas questões e pediu ao vereador que encaminhasse ofícios e indicações ao executivo municipal pedindo melhorias para a Nova Angra. De acordo com Moisés, apesar de o bairro já ter melhorado muito com a atuação do parlamentar, alguns investimentos ainda são necessários como a pavimentação da Travessa Santa Bárbara e outras ruas, a construção de praças e quadras de esportes e uma atenção maior quanto à questão do fornecimento de água,q eu ainda é precário.

O vereador Leandro Silva informou à população que estas reivindicações já foram expedidas através de seu gabinete à Prefeitura e que apesar de já haver projetos para área de lazer no bairro, as construções ainda não saíram do papel.

- Vou continuar cobrando até ver estes investimentos virarem realidade, pois a população necessita destas obras e paga por elas (alusão ao IPTU). As tão sonhadas praças e a quadra poliesportiva já estão projetadas e não entendo por que ainda não foram feitas – disse Leandro.
Uma nova reunião está agendada para o próximo dia 31 na sede da AMANA e pretende reunir secretários para dar as respostas à população.

Pastor Moisés Ferreira comemora mais um ano de vida

Foto: Patrícia Silva


O Pastor Moisés Ferreira da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Areal, situada na Rua Boa Ventura na Nova Angra, completou mais um ano de vida e para comemorar a data, foi realizado um culto em ação de graças na noite da última quinta-feira, 13.

O culto contou com a presença de familiares e amigos que compareceram para parabenizar o querido parstor. O vereador Leandro Silva participou da cerimônia e na oportunidade entregou-lhe uma Moção de Aplauso.

Moisés Ferreia se mostrou emocionado e agradeceu apresença de todos: "Fico feliz com esta homenagem e poder comemorar esta data ao lado de tanta gente querida é uma satisfação muito grande" agradeceu o pastor.