sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Saae apresenta projeto de saneamento para o Centro na Câmara



Ontem (08), o Diretor Executivo do Saae, Carlos Marcatti ( Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis), esteve na Câmara Municipal para esclarecer algumas dúvidas de moradores da região central da cidade, quanto ao saneamento básico nesta área.

Marcatti apresentou em slides, o projeto de saneamento contendo infomações detalhadas sobre o andamento do mesmo, que coletará o esgoto sanitário dos morros do Centro.

Porém, de acordo com a Comissão de Saneamento da Câmara Municipal de Angra dos Reis, presidida pelo vereador Leandro Silva, as obras estão caminhando de forma vagarosa, o que é preocupante, já que com a aproximação do verão, quando há um aumento do número de turístas na cidade, o trânsito e o comércio poderiam ficar prejudicados por conta dos buracos que serão abertos.

A princípio, as obras serão realizadas em 7 micro-áreas no Centro e contarão com uma estação coletora no bairro Balneário.

As obras usarão recursos do PAC1 na ordem de R$ 22 milhões, financiados e que serão quitados nos próximos 20 anos e PAC 2, de R$10,5 milhões.

A reunião da Comissão de Saneamento acontou com a participação popular.

A Srª Maria, que mora na Rua Manoel do Rosário no Centro cobrou a manutenção da rede de esgoto (que também coleta águas pluviais). De acordo com ela, a limpeza já não é realizada há algum tempo, levando ao entupimento da rede.

Marcati salientou ainda que, assim como a água que é utilizada pelos moradores, a população também deverá efetuar o pagamento de uma taxa mensal após a conclusão das obras de saneamento.

- Esta é uma das exigências de um financiamento e por isso os moradores deverão receber esta conta - disse o Diretor Executivo do Saae.