segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Leandro Silva prestigia a II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Angra dos Reis



A II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Angra dos Reis lotou a Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Balneário.

Durante dois dias de evento, centenas de mulheres prestigiaram e interagiram com discussão sobre vários temas.

No primeiro dia da conferência, 19, cerca de 250 mulheres participaram da abertura que contou com a apresentação do Coral da Terceira Idade, com a aprovação do regimento e com a palestra "Análise da Realidade Brasileira para a Construção da Igualdade de Gênero e Exercício da Cidadania", ministrada pela socióloga, Adriana Motta, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulheres.

No sábado, 20, foram escolhidas as 12 representantes de Angra para a Conferência Estadual, que será uma etapa preparatória para a 3ª Conferência Nacional, que acontece em dezembro em Brasília.

Durante todo o dia três grupos discutiram 10 tópicos: A Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho, com Inclusão Social; Educação Inclusiva, não Sexista, não Racista, não homofóbica e não Lesbofóbica; Saúde das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Enfrentamento de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres; Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão; Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural, na Cidade e na Floresta, com Garantia de Justiça Ambiental, Soberania e Segurança Alimentar; Direito à Terra, Moradira Digna e Infra-Estrutura Social nos Meio Rural e Urbano, Considerando s Comunidades Tradicionais; Cultura, Comunicação e Mídia Igualitárias, Democráticas e não Discriminatórias; Enfrentamento do Racismo, Sexismo e Lesbofobia; Enfrentamento das Desigualdades geracionais que atingem as Mulheres, Com especial Atenção às Jovens e Idosas.

Dentre as propostas resultantes da conferência está à criação em Angra dos Reis de uma Deam (Delegacia Especial de Atendimento a Mulher), que atenda também às populações de Paraty e Mangaratiba.

Outra proposta oriunda da conferência é a criação de políticas públicas de incentivo para que as mulheres tenham acesso ao mercado e melhores condições de trabalho.

O vereador Leandro Silva prestigiou a abertura do evento e parabenizou a organização e destacando importância da discussão: A mulher enfrenta muitos problemas e este evento serviu para discutir estas questões e buscar soluções, além de fazer com que a mulher seja inserida nos debates de políticas públicas voltadas a elas”, afirmou