A prefeitura de Angra dos Reis assinou na segunda-feira, dia 28, convênio com a Cooperativa Mista Sul Fluminense (Comisflu), para aumentar o fornecimento de alimentos produzidos na cidade na merenda das escolas municipais. A medida é efeito da Lei Federal 11.947, de junho de 2009, que repassa recursos financeiros aos municípios, provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Se todos nós estivermos sempre juntos, caminhando na mesma direção, todos ganham. Mas quem ganha muito mais é a população”, disse o prefeito Tuca Jordão. Dez agricultores foram contemplados. Durante o mês de março cerca de 25 mil alunos da rede foram beneficiados, porque a banana já havia sido incluída no cardápio da merenda.
O convênio envolve diretamente as secretarias de Atividades Econômicas e a de Educação, Ciência e Tecnologia. Cada agricultor receberá R$ 9 mil por ano, repassados pela prefeitura. “A equipe da subsecretaria de Agricultura fará a orientação técnica e dará suporte aos produtores”, disse o secretário de Atividades Econômicas, Jorge Irineu da Costa.
De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, o convênio entrou em vigor no dia 1º de março. “Angra dos Reis saiu na frente em nossa região (Costa Verde). As exigências são rigorosas”, disse ela, referindo-se PNAE.
A presidente da Comisflu, Marilis Pereira, elogiou a parceria com a prefeitura: “Acho fundamental alavancar nossa economia. O maior entrave é a comercialização, mas o convênio assinado é o primeiro passo para mudarmos isso”, afirmou. Ela sugeriu ao prefeito ajudar a reativar a fábrica de bananada, que poderia fornecer o produto, sem a adição de açúcar, para a rede escolar municipal.
O otimismo com o convênio também foi expressado pelo agricultor Fábio Martins. Ele disse que espera, para junho deste ano, aumentar o plantio de banana de três para cinco mil mudas. “Estamos renovando a plantação com novas técnicas, como o espaçamento certo entre as mudas e instalando coberturas”, disse.
Também participaram da solenidade o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, o Procurador-geral do Município, André Gomes Pereira, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Antônio, e os vereadores Jorge Eduardo Mascote e Leandro Silva. Da equipe da secretaria de Atividades Econômicas esteve o subsecretário de Agricultura, Marcos Chagas.