quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Prefeitura conclui obras da Banqueta

Barragem já apresenta volume satisfatório. Trabalhadores
e convidados festejaram a revitalização







Na manhã desta terça-feira, 3, uma cerimônia com um café da manhã celebrou a conclusão das obras de reforma e revitalização da barragem da Banqueta. O encontro contou com a presença da prefeita Conceição Rabha e seu vice-prefeito, Leandro Silva, toda a diretoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), secretários municipais, moradores e representantes de associações de moradores do entorno, além dos servidores que estiveram empenhados nessa empreitada durante quase 30 dias de trabalho.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra assumiu as obras na barragem da Banqueta, que pertence à Cedae, com o objetivo de oferecer melhoria no sistema de abastecimento de água que atende ao bairro da Japuíba e seu entorno, Centro, morros do Centro, Balneário e Parque das Palmeiras, localidades atendidas pelas duas companhias. A ação beneficiará a capacidade de armazenamento, aumentando a reserva, com acúmulo de mais 6 milhões de litros, o que dá um respiro de mais de uma semana de abastecimento em caso de estiagem.

– Muito importante essa ação da prefeitura, com a integração das secretarias e tendo o Saae à frente. Esse investimento, que sairia muito alto, foi operacionalizado com os nossos próprios recursos e funcionários. A partir de agora, com o aumento da capacidade de armazenamento, teremos fôlego em um período de estiagem maior, e a população vai sofrer menos do que sofreu nos verões anteriores – destacou a prefeita.

– O aumento de reserva não desobriga a consciência do uso responsável e da economia de água. O poder público fez a sua parte, e pedimos que a população coopere fazendo a dela. Estamos felizes com o sucesso deste desafio e pedimos desculpa pelos transtornos causados, mas acredito ter sido por uma boa causa – acrescentou Marcos Mafort, presidente do Saae, orgulhoso pelo feito da autarquia.

 A operação envolveu a retirada de cerca de 2 mil m³ de areia, que estava sedimentada no fundo da barragem, e também a manutenção do sistema de comportas e volantes, a troca das telas de proteção, raspagem e pintura de toda estrutura, roçagem e limpeza das margens e recuperação da estrada de acesso. O serviço foi todo executado com recursos e equipe próprios do Saae e da Subsecretaria de Serviços Públicos, o que possibilitou uma economia para os cofres públicos de algo em torno de R$ 600 mil, valor estimado caso a obra fosse contratada.

– Essa foi mais uma atitude corajosa do governo municipal, em pegar uma barragem que estava sucateada há mais de 20 anos, reformar e recuperar.  Sem dinheiro, a prefeitura acerta quando coloca sua própria equipe para fazer esse trabalho, beneficiando milhares de pessoas, e os trabalhadores do Saae foram fundamentais, estando à frente, para hoje entregarmos uma nova barragem para o povo de Angra dos Reis – disse o vice-prefeito Leandro Silva.

Para a realização do trabalho, uma equipe de 15 pessoas, entre técnicos, encarregado, auxiliares de saneamento e operadores de máquinas pesadas, trabalhou sete dias por semana, sob sol e chuva, totalmente comprometida com o desafio da conclusão dentro do cronograma. Também cooperaram, além da Subsecretaria de Serviços Públicos, a Secretaria de Atividades Econômicas, a Subsecretaria de Parques e Jardins e a Subprefeitura da Japuíba. A barragem da Banqueta foi construída pela Cedae há mais de 20 anos e, agora, por iniciativa do governo Conceição, esta é a primeira vez que recebe obras de melhorias.

– Essa obra era para ser feita há muitos anos, mas só a prefeita Conceição teve coragem e, através do Saae, realizou esse trabalho que muito ajudará os bairros da Japuíba. Espero que a partir de agora o município tome conta e não deixe mais invasores depredarem esse local, já que a Cedae deixa tudo abandonado – afirmou Wilson, presidente da Associação de Moradores da Ribeira.

Estiveram presentes os diretores do Saae, Elzádio Ferraz e Ilton dos Santos; os responsáveis pela condução de toda a obra, os gerentes Elias Gonçalves e André Porto; o secretário de Atividades Econômicas, Marcelo Oliveira; o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira; o superintendente de Transporte e Trânsito, José Ricardo Ferreira, o secretário de Obras, Luiz Antônio, o subsecretário de Serviços Públicos, Zeca; o subprefeito da Japuíba, pastor Edson; dentre outros.