quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Prefeitura assina contrato com Agricultura Familiar

Alimentação de qualidade será inserida no cardápio da merenda escolar



Na manhã desta sexta-feira, 18, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, assinou um contrato de cinco meses para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, com o objetivo de atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que foi implantado em 1955, contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar e o incentivo de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. Todos os alunos matriculados em escolas municipais são atendidos pelo Programa. O vice-prefeito, Leandro Silva, comemorou a parceria e afirmou que esse é um momento de união entre os produtores rurais e o município.

- Esse momento é muito importante e vai ao encontro de uma reivindicação do setor. Embora esse contrato seja por um curto período, estamos trabalhando para que o próximo seja feito no período anual, pois os alunos precisam se alimentar, com qualidade, nos onze meses de aula. Enquanto poder público sabemos dos anseios dos produtores rurais e nesse momento estamos nos aproximando mais desses trabalhadores. Tenho certeza que firmaremos uma grande parceria – afirma Leandro.

A secretária de Educação, Jane Aparecida, propôs uma integração nesse contrato a fim de que os alunos da rede municipal conheçam, por intermédio dos produtores, todos os processos pelos quais os alimentos passam até serem servidos na merenda escolar. Cerca de 30% dos recursos da educação com alimentação escolar, serão investidos na aquisição de produtos da agricultura familiar, o que beneficiará cerca de 23 mil alunos da rede.

- Queremos firmar com os produtores rurais uma parceria para oferecermos aos alunos da rede uma visitação nestes locais onde ocorre a produção dos alimentos que serão servidos nas escolas. Ter produtos da agricultura familiar dentro do nosso cardápio é muito importante, pois sabemos e conhecemos a qualidade do que é ofertado. Este é um momento muito importante tanto para nós, enquanto gestores, quanto para os produtores rurais, que estão dando um rumo tão importante para seus produtos – destaca Jane.

Por meio do programa, cerca de 57 toneladas de alimentos serão adquiridos de produtores do município para a alimentação escolar. Uma grande quantidade de bananas prata e passa, mel de abelha, ovos de codorna, palmito Pupunha e polpada de banana, será comprada de 10 cooperativas rurais, o que trará mais recursos para os pequenos produtores.

O supervisor local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater/Rio), Fábio da Silva Dias, falou da importância de se fomentar a prática da agricultura familiar, que tem como objetivos centrais fixar o homem no campo, gerar empregos e legalizar uma atividade que antes era feita ilegalmente. Ele afirma ainda que Angra dos Reis possui uma importante área rural que ainda é desconhecida pela população.

- Angra possui diversas hortas e algumas agroindústrias de muita qualidade. O trabalho da Emater, junto com o governo do Estado, é fazer a agroindústria prosperar e fornecer alimentação de qualidade tanto para escolas, quanto para o comércio em geral. Nosso papel é oferecer toda a assistência técnica para esses produtores, que começa na escolha do local de plantio, passando pela análise de solo, adubação e cultura, até chegar na colheita e comercialização – explica Fábio, que afirma que Angra possui uma grande riqueza na área rural e que ainda é desconhecida pela população local. Só de Palmito Pupunha, o município dispõe de mais de cinco milhões de árvores geradoras do produto.

Foto: Filipe Carneiro