Terá início no dia 16 de abril o curso de Capacitação em Energia Nuclear e Proteção da Comunidade que tem o objetivo de capacitar educadores para que se tornem multiplicadores de informações relativas ao tema. Estão sendo oferecidas 60 vagas no curso, que terá a duração de 20 horas.
O curso é uma iniciativa do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) e é promovido pela equipe de Comunicação do Plano de Emergência Nuclear, vinculada ao Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren-AR), formada por membros da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Eletronuclear, Secretaria de Estado de Defesa Civil, defesas civis de Angra dos Reis e Paraty.
O curso será ministrado em parceria com a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Os professores receberão informações sobre noções de defesa civil, legislação sobre defesa civil; formação do relevo do Sudeste brasileiro e ameaças regionais. Serão abordados também temas como Plano de Emergência Externo da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto e, finalizando, haverá a visita à Central Nuclear, em Itaorna.
O curso é dividido em quatro módulos. Os encontros serão nos dias 16 de abril, 21 de maio, 4 de junho e 11 de junho (visitação à Central Nuclear), com dois turnos: 30 profissionais no turno da manhã (7h30 às 11h30) e 30 no turno da tarde (13h às 17h).
As inscrições podem ser realizadas pelos telefones 3377-2706 ou 3377-1962, até o dia 14 de abril, com os coordenadores da Gerência de Ciência, Tecnologia e Inovação ou por meio do e-mail divulgaciencia@angra.rj.gov.br. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia ofertará a mesma capacitação no segundo semestre.