As discussões foram em torno do trabalho dos Radioamadores em prol da sociedade. Os palestrantes foram Henrique Júnior - PY1WX (RENER + RADIOAMADORISMO); Hamilton Mello - PY1DO (Radio emergência); Roberta Dutra (CARE RRD); e o secretário Marco Oliveira.
— É importante ressaltar a parceria que a Defesa Civil do município e o Grupo de Radioamadores de Angra dos Reis possuem, pois o sistema de rádio serve de suporte à comunicação da Defesa Civil em casos de emergência. Parceria esta oficializada após a aprovação da lei 12.608, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e insere os radioamadores no contexto. Entretanto, o grupo já ajuda a instituição há muitos anos — frisou o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira.
O Grupo de Radioamadores de Angra (GRA) é uma instituição sem fins lucrativos e todos os seus participantes possuem licença do governo federal para atuar na área. Um grupo exatamente como esse atuou no auxílio à Defesa Civil e Bombeiros na Região Serrana, em Duque de Caxias e Niterói, recentemente.
Além da equipe CARE BRASIL/LABRE-RJ, participaram do evento o secretário Adjunto da Defesa Civil de Paraty, Jocimar Gomes de Oliveira; subdiretor da LABRE-RJ na Região da Costa Verde e Estação Coordenadora da RENER em Angra dos Reis, Sérgio Mendes da Silva; Estação Coordenadora da RENER em Paraty, Wagner Carneiro Duarte Coelho, PY1WYK; e o mantenedor da Repetidora da LABRE-RJ, 146.890 no morro do Mendanha, Campo Grande, RJ, Edésio Pereira Pinto, PY1EP.