terça-feira, 25 de março de 2014

DataSUS treina Saúde para sistema informatizado



A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, está recebendo esta semana a equipe do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), para treinar os profissionais multiplicadores das unidades de Atenção Básica (AB), com o novo sistema de informatização do SUS, o e-SUS.

O e-SUS AB é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da AB em nível nacional. Essa nova forma de comunicação facilitará o envio de dados para o Ministério da Saúde (MS), no que diz respeito às diretrizes que devem ser cumpridas para que as unidades possam receber recursos do ministério. Outra forma facilitadora será os prontuários eletrônicos, deixando o atendimento dinamizado, com o histórico completo do paciente, com um registro individualizado.

Para o secretário de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, esse sistema já tem condições de funcionar perfeitamente no município, aja vista que a prefeitura já adquiriu 300 computadores, deixando todas as Unidades de Saúde informatizadas. O sistema funciona independente da internet, os dados podem ser salvos nos computadores e posteriormente, serem passados para um computador com acesso ainternet.

— Estamos em busca de um SUS mas informatizado, mais dinâmico, com qualidade de informações e sem perdas. O sistema para a Atenção Básica é fundamental, pois entendemos que esta, é a porta de entrada do SUS e a orientação para o cuidado do cidadão, além disso a unificação das informações facilitará a captação de novos recursos para o município — ressaltou Carlos Vasconcellos.

Segundo o secretário, Angra é o primeiro município a receber apoio do DataSus e está servido de referencia para a realização do treinamento e-SUS AB em outras localidades. A participação de outros municípios também reforça o pacto regional, para tornar mais rápida a vinda do treinamento.

O primeiro dia foi uma apresentação à profissionais das Unidades de Atenção Básica, para se familiarizarem com o e-SUS. A palestra aconteceu ontem, 18, no auditório do Hospital da Japuíba. Até sexta-feira o curso continuará com um público limitado de 10 pessoas, com representantes dos municípios vizinhos, que serão os multiplicadores das informações e treinarão as suas equipes. Destas 10 vagas, cinco são para profissionais de Angra, duas para Paraty, duas para Mangaratiba e uma para o Comitê Intergestores Regionais da Baída da Ilha Grande (CIR). O curso esta sendo ministrado no laboratório de informática da Estácio de Sá, em Jacuecanga.

O prazo de finalização da implantação de todo o processo é até o dia 10 de junho, com todas as exigências do MS. O novo serviço trará mais benefício para a população e para os profissionais que trabalham na rede de saúde.