terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Saúde bota o bloco da prevenção nas ruas

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, através do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, colocará nas ruas do município, durante o Carnaval, o bloco da prevenção, que tem o objetivo de orientar sobre a importância do uso do preservativo.

Com o tema “Usar preservativo é a maior prova de amor próprio”, equipes do programa estarão nos cinco distritos do município, distribuindo preservativos masculino e feminino, além de brindes para os foliões que curtirão o Carnaval em Angra dos Reis.

A campanha de prevenção ocorre durante todo o ano, porém nos feriados ela é intensificada.

— O programa de combate às doenças sexualmente transmissíveis realiza diversas ações durante o ano, mas, em períodos como o do Carnaval, reforçamos as atividades de orientação, pois o município realiza o maior Carnaval do Sul Fluminense e devido a este fator, recebe um grande número de turistas — disse Carlos Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

Serão 50 agentes de saúde trabalhando durante o Carnaval, circulando pelos pontos de maior concentração de pessoas. Além das equipes volantes, os preservativos poderão ser retirados nos pontos fixos de distribuição.

— Desde o ano passado, o município conta com pontos fixos de distribuição de preservativos, através dos dispensers instalados em locais estratégicos. Portanto, qualquer cidadão pode procurar a Policlínica da Cidade, SPA de Jacuecanga, SPA do Parque Mambucaba, SPA da Vila do Abraão, UPA da Japuíba, Hospital Geral da Japuíba, ESF da Vila Campo Belo, ESF do Belém e o quiosque Amarração Lanches, na Praça do Porto, retirar o seu preservativo e passar um Carnaval prevenido contra as DST's. O SPA do Frade receberá até quarta-feira um dispenser de preservativos — explica a psicóloga Renata Campos, coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais.

Além dos 50 agentes de saúde espalhados pelo município, 30 voluntários dos Direitos Humanos LGBT também vão estar colaborando.

PARCERIA

O programa DST/Aids e Hepatites Virais tem o apoio da Fundação de Cultura (Cultuar), Coordenadoria da Juventude e Rádio Costa Azul FM, que estará inserindo durante a sua programação vinhetas com informações quanto a prevenção. Outra novidade foi a modelo usada no material ilustrativo da campanha. Pela primeira vez, a modelo usada na campanha é uma jovem de Angra dos Reis. A modelo Sabrine Vieira, de 19 anos, membro do Rotary Club de Angra dos Reis, cedeu gratuitamente a sua imagem para estampar o material de campanha.

SOBRE O PROGRAMA DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS

O Programa DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, possui uma equipe de psicólogos, médicos infectologistas, enfermeiros, assistentes sociais e demais profissionais e está localizada na sala 22 do Centro de Especialidades Médicas (CEM) Centro. Com a reforma do prédio do antigo SPA do Centro, a coordenação do programa será transferida para a avenida Júlio Maria, onde será implantado o Centro de Aconselhamento DST. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas através do 3365-3917.