quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Prefeitura acompanha audiência sobre setor naval






A Prefeitura de Angra dos Reis acompanhou na última segunda-feira, 24, uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal para debater o processo de contratação de metalúrgicos pelo estaleiro Brasfels, em Angra, e a chamada lista de restrições, que impõem critérios severos à readmissão de profissionais. O vice-prefeito Leandro Silva representou o município no debate, que reuniu, além de vereadores, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Sindicato dos Metalúrgicos e representantes de uma comissão de metalúrgicos que lidera as discussões sobre essa pauta. Alguns trabalhadores barrados pelo sistema de contratações, conhecido como 'ficha suja', também acompanharam as discussões.

— Este é um debate importante e espero que tenhamos encaminhamentos para dar esperança ao trabalhador. A direção da empresa deve ter consciência de que os moradores de Angra dos Reis precisam de emprego e que essa política atual de contratações está se refletindo em outros setores da economia. O governo municipal tem conversado  muito com a empresa para reverter esta situação, pois o trabalhador deve estar sempre em primeiro lugar – disse o vice-prefeito Leandro Silva.

Há alguns dias, o vice-prefeito já havia recebido na sede do Governo Municipal, uma comissão de trabalhadores que se considera prejudicada pela política de restrições. Muitos são ex-funcionários do estaleiro que tentam reingressar no setor naval e têm encontrado dificuldade.

De acordo com o gerente da secretaria municipal de Atividades Econômicas, Gerson Fagundes, o Del, um levantamento feito pela prefeitura teria apontado que até 30% da mão-de-obra no estaleiro seria oriunda de outras cidades.

— É um debate oportuno porque de fato, moradores de Angra estão perdendo espaço nas contratações. É preciso a união da sociedade e a compreensão da direção da empresa — informou Del.

Como resultado prático do encontro e da mobilização do vice-prefeito e da Prefeitura, os vereadores anunciaram que estiveram com a direção do estaleiro e que a partir desta terça-feira, 25, todos os metalúrgicos, incluindo os que possuem restrições, teriam condições de participar dos processos de seleção de vagas para admissão no estaleiro, observando a necessidade de contratações da empresa.