terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Agricultura comemora bons resultados

A Secretaria de Atividades Econômicas da Prefeitura de Angra, por meio da Subsecretaria de Agricultura, fechou o balanço de produção do município do ano de 2013, e os resultados foram considerados satisfatórios.

A área rural de Angra corresponde a uma produção de aproximadamente 700 agricultores e agricultores familiares, o que equivale a toneladas de produtos, entre aipim, banana, jiló, palmito, quiabo, cana caldo, coco verde e milho verde; escoados em Angra e nas cidades vizinhas.

Em 2013 a soma dessa produção atingiu 10.945 toneladas, gerando um faturamento de mais de R$ 60 milhões para a agricultura do município.

— Essa arrecadação gera um retorno de cerca de 5% para o município. Apesar disso, o mais importante é a manutenção das áreas rurais, pois esses espaços geram atividades para a cidade, evitam a expansão desordenada (com o agricultor ganhando, evita-se o loteamento dos terrenos), e mantêm nossos mananciais — disse Rafael Ribeiro, subsecretário de Agricultura. Além dessas plantações, o município também produz hortaliças e derivados de criação animal.

A produção local também abastece escolas municipais, com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e famílias carentes, com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para o Pnae, por exemplo, foram destinados 521,17kg de mel, 7.000kg de banana prata, 4.000kg de aipim, 6.032kg de palmito e 2.600kg de banana passa.