terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ações contra ônibus clandestinos já rendem frutos



Na madrugada deste domingo, 9, agentes das prefeituras de Angra dos Reis, Paraty, Polícia Militar e Polícia Rodoviária montaram mais uma barreira na RJ-155, próxima ao Centro de Informações Turísticas da Serra D'Água, contra ônibus clandestinos que vêm para a região.  No total, 44 ônibus foram abordados, sendo que dez tiveram que voltar por conta da falta de documentação ou autorização para estacionar nos municípios da Costa Verde. Vale destacar que em paralelo à ação de Angra dos Reis, tem acontecido operações similares no distrito de Itacuruçá, em Mangaratiba.

O secretário de Turismo de Paraty, Wladimir Santander, acompanhou pessoalmente a operação e elogiou o trabalho.

— Com estas operações conjuntas, problemas como a presença de ônibus clandestinos em pontos como a Prainha, localizada próximo à divisa com Angra dos Reis, e em São Gonçalo diminuíram consideravelmente — avaliou o secretário.

Para a presidente da TurisAngra, Maria Sílvia Rúbio, este trabalho conjunto já rende frutos, em especial pelo aumento no número de pedidos de autorizações de acesso que o Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil recebeu no mês de janeiro. Foram 544 solicitações, contra 203 do mesmo período do ano passado.

— Esse aumento de mais de 120% no número de grupos que buscam se legalizar antes de visitar nosso município é resultado direto das operações conjuntas que Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba têm desenvolvido desde o início desta alta temporada. Neste período, notamos uma diminuição considerável no número de churrascos em praia, camping selvagem, entre outras irregularidades normalmente abordadas por nossa equipe de ordenamento — avaliou Maria Sílvia Rúbio.

Estas operações conjuntas serão intensificadas até o feriado de Carnaval, quando uma grande força-tarefa de ordenamento deverá ser montada para garantir que os visitantes que a região receberá sejam bem recebidos e que este aumento no fluxo de pessoas cause o mínimo de transtornos para a população local. A estimativa da TurisAngra é que a taxa de ocupação no período fique acima dos 90%, como registrado no último Réveillon.

Participaram desta operação servidores da TurisAngra, Superintendência de Transportes e Trânsito de Angra dos Reis, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e da Prefeitura de Paraty.

OPERAÇÕES EM PRAIAS CONTINUAM

Além da operação na RJ-155 contra os ônibus clandestinos, a equipe da TurisAngra fez, neste final de semana, vistorias em diversas praias contra o camping selvagem, coletivos turísticos clandestinos e o preparo de alimentos em áreas públicas, atividade proibida pela lei municipal n° 8.585/2012.

No sábado, a equipe de ordenamento abordou dois grupos que se preparavam para fazer churrascos na Praia Secreta e na do Laboratório, ambas na Ponta Sul. No domingo, foram aplicados cinco autos de constatação na Praia Secreta por conta do preparo de alimentos. Após as abordagens, que tiveram como foco a conscientização, os grupos desistiram das atividades.

Ainda por conta das ações em praias, 42 coletivos turísticos buscaram o Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil para retirar suas autorizações. Foram 17 veículos no sábado e 25 no domingo.

Denúncias sobre camping irregular, ônibus turísticos irregulares, assim como o preparo de alimentos em áreas públicas podem ser feitas diretamente no Centro de Informações Turísticas (CIT), das 8h às 20h, localizado na Av. Ayrton Senna, s/n na Praia do Anil, no Centro da cidade. O CIT atende pelo telefone (24)3369-7704. Mais detalhes no www.turisangra.com.br .