terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Sirenes serão instaladas em breve



Vinte blocos de sirenes começarão a ser instalados em Angra dos Reis nas próximas semanas. Quem deu a notícia foram os técnicos da empresa contratada pelo governo do estado para a realização do serviço, a Tecal Soluções em Engenharia, durante a primeira visita técnica ao município, na quinta-feira, dia 9.

Para receber as sirenes, cada município precisou realizar um estudo definindo previamente os pontos de instalação. Depois dessa fase, a empresa contratada pelo governo do estado visita o município e identifica se os pontos são viáveis ou não. Se não forem, buscam uma solução junto com a Defesa Civil do município para a instalação em outro local. Na visita em Angra dos Reis, quase todos os locais foram aprovados pela empresa, que fará nova visita na próxima semana.

— A maioria dos locais de instalação das sirenes será em instalações públicas, o que facilita. Se fossem prédios ou residências particulares necessitaria de autorização, e a burocracia que poderia atrasar o cronograma de instalação do sistema no município. Os técnicos gostaram dos pontos e vão finalizar a vistoria na próxima semana — disse o secretário Marco Oliveira.

O engenheiro responsável pela instalação garantiu que a partir da aprovação dos pontos, as sirenes serão instaladas imediatamente. Entretanto, o tempo de instalação de cada bloco poderá levar de três horas a um dia. Com as sirenes, virão sete pluviômetros automáticos. Cada um deles cobrirá um raio de 3km, com atualização variando de 3 a 15 minutos.

— Os postes e as sirenes já estão na Defesa Civil. Sendo os pontos aprovados, basta instalarmos, ainda mais com o auxilio da Defesa Civil de Angra, que conta com uma excelente estrutura. Nunca vi nada igual – elogia Rodrigo Rassier.

Também estiveram presentes na reunião os representantes do governo do estado, capitão Guilherme Moraes e sargento João Carlos Araújo, além do engenheiro de sistemas da Tecal, Homero Marques.

COMUNIDADE CAPACITADA

Receberão os blocos de sirenes os municípios de Niterói, Angra dos Reis, Duque de Caxias, São Gonçalo, São João de Meriti, Queimados e Magé.

Para receber o material, a Escola de Defesa Civil do Estado veio a Angra dos Reis em Setembro de 2013 para capacitar líderes comunitários e agentes de saúde. Depois dessa primeira apresentação, a equipe da Coordenadoria de Integração Comunitária levou a informação para os moradores dos bairros onde as sirenes serão instaladas.

Depois dos aparelhos instalados, a Defesa Civil realizará simulados mensais, com toque de sirene, para que a população se familiarize com o sistema.