quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Prefeitura realiza festa dos 512 anos de Angra




O aniversário dos 512 anos de Angra dos Reis foi comemorado com uma grande festa que reuniu milhares de moradores e turistas na Praça Zumbi dos Palmares, onde foram concentradas as primeiras atividades, no início da noite do dia 5. Pouco depois das 23h, um cortejo com os grupos de Folia de Reis seguiu rumo à porta da prefeitura, na praça Nilo Peçanha, anunciando o momento mais esperado; o corte do bolo e uma queima de fogos, que iluminou o céu da cidade.

A prefeita Conceição Rabha cumprimentou os moradores na Praça Zumbi dos Palmares, e seguiu para a sede do governo, onde recebeu autoridades, convidados e, pouco depois da meia­noite, abriu as portas da prefeitura para o tradicional “parabéns pra você”, ao som da banda Jardim Sarmento.

A programação cultural, elaborada pela Fundação Cultural (Cultuar) começou por volta das 19h, com uma roda de capoeira que reuniu três grandes grupos de capoeira da cidade (Grupo Bamba Brasil, do Mestre Mamute, Grupo Congo, do Mestre Renato, e Grupo Senzala, do Mestre Abutre), que, pela primeira vez, participaram da festa juntos fazendo a batucada dos Santos Reis. Após a capoeira foi à vez do grupo Companhia da Lua apresentar o espetáculo teatral “Viagem a Baía dos Reis”, contando a história do descobrimento da cidade. Outra atração da noite foi o coral da cidade e a Banda Angra Jazz Big Band, que encerraram às apresentações da Praça Zumbi dos Palmares.

A Cultuar também produziu um vídeo mostrando um pouco da história da cidade e os presentes puderam assistir figuras ilustres da cidade, monumentos históricos, patrimônios, festas populares e até parentes e amigos, nas fotos exibidas ao som de composições de artistas angrenses.

Um cortejo com os grupos de Folias de Reis Luz Divina, João Alves Filho, Divino Explendor, e Divino Espírito Santo, saindo de pontos diferentes do Centro da cidade, arrastou o povo para a porta da prefeitura, onde a Prefeita Conceição Rabha e outras autoridades já aguardavam a chegada da folia Santos Reis Estrela Guia, a mais antiga da cidade, com 60 anos de tradição, comandada pelo mestre Codrato, para o corte do bolo.

Como manda a tradição, atendendo ao pedido da Folia de Reis, a prefeita Conceição Rabha abriu as portas da prefeitura para o povo e uma bonita queima de fogos de 10 minutos coloriu o céu e emocionou o público presente.

Além da prefeita Conceição Rabha, também participaram das festividades o vice­prefeito Leandro Silva, o presidente da Câmara, Jorge Eduardo Mascote, a deputada estadual Inês Pandeló, e o presidente da Cultuar, Délcio José Bernardo, além de demais vereadores, secretários municipais e lideranças partidárias e comunitárias.

Encerrando a festa o grupo Inspirasamba sacudiu a galera no Cais de Santa Luzia, enquanto a distribuição de bolo continuou na sede da prefeitura até a madrugada.