quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência

Apesar da forte chuva registrada em Angra dos Reis na noite de segunda-feira, dia 13, nenhuma ocorrência foi registrada pela Defesa Civil municipal. Como havia a possibilidade de elevação do nível dos rios Mambucaba e Perequê, no Parque Mambucaba, uma equipe foi enviada ao bairro preventivamente para monitorar. Felizmente, os rios não transbordaram.

– A região do Parque Mambucaba é uma das mais preocupantes, porque não é necessário estar chovendo no município para os rios encherem. Às vezes, basta chover na serra e a maré atingir um nível alto para termos o transbordamento de um ou dos dois rios. Por isso, sempre que recebemos alerta para aquela região, enviamos uma equipe preventivamente para acompanhar a cheia dos rios e orientar a população – explicou o secretário especial de Defesa Civil e Trânsito Marco Oliveira.

Naquela região choveu pouco mais de 20 mm. Em Praia Brava, bairro próximo, choveu mais cerca de 55 mm. O local onde mais choveu foi no Camorim Pequeno. O pluviômetro marcou um índice de 69 mm. Logo ao lado, no Camorim, a marca chegou a 43mm. Esses dados foram obtidos por meio dos pluviômetros automáticos instalados em 2013 em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). No Centro da Cidade, o pluviômetro do Inea, instalado no Ceav, marcou 37mm.

Os dados podem ser obtidos pelo site da Defesa Civil em “serviços” / “pluviometria”.

O secretário ressalta, também, que a chuva foi de curta duração, típica desta época do ano.

O único auxilio prestado pela equipe de emergência foi ao Corpo de Bombeiros, que realizou um corte de árvore na Rio-Santos e precisava de material para o trabalho.