Ficou acertado que nesta sexta, dia 10, o vice-prefeito Leandro Silva e técnicos do Dnit irão ao local onde dois quebra-molas serão colocados, na altura do km 501, em frente ao condomínio Porto Bracuí. A partir da próxima semana, os equipamentos já estarão instalados e devidamente sinalizados, custeados pela Prefeitura de Angra.
– A usina está em Angra. Dentro de suas condicionantes, consta que se a BR for fechada, a usina tem que ser desligada, o que é um transtorno não só para Angra, mas para o país – ressaltou a prefeita, falando sobre sua preocupação com as manifestações que bloqueiam a via, feitas pelas comunidades.
O superintendente apresentou ações que o Dnit pretende implementar na região da Costa Verde, como um estudo de viabilidade técnica, já em andamento, para que sejam feitas intervenções na via. Esse estudo, que contempla a Rio-Santos desde o seu início, em Itaguaí, até Ubatuba, ficará pronto ainda neste primeiro semestre de 2014. De posse dele, o Dnit poderá elaborar os projetos adequados de acordo com os trechos.
A prefeita Conceição Rabha se prontificou a trabalhar em conjunto com a empresa responsável pelo estudo, para que sejam incluídas as demandas mais importantes no município de Angra dos Reis. Outra frente de trabalho apontada pelo superintendente é o programa BR Legal, do governo federal, que pretende modernizar a sinalização no Brasil dentro dos próximos cinco anos. De acordo com ele, serão R$ 60 milhões investidos no estado do Rio de Janeiro, e a prioridade será a Rio-Santos. O representante do Dnit também apresentou um projeto de novo traçado da Rio-Santos, obra de longo prazo que também faz parte dos planos do órgão para a região.
– Muito tem que ser feito na Rio-Santos, que está fazendo 40 anos e só recentemente sofreu uma duplicação em seus 26km oficiais – disse Crespo. – O Dnit está rigorosamente aberto para atendê-la – completou ele, dirigindo-se à prefeita Conceição.