segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Município acelera ações para assegurar abertura do Hospital





A Prefeitura municipal de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Saúde, está ultimando os esforços para assegurar a abertura de serviços no Hospital Municipal Jorge Elias Miguel, o Hospital Geral da Japuíba ainda este ano, conforme compromisso assumido pela prefeita Conceição Rabha. Nas últimas semanas foram formalizados diversos contratos que dizem respeito ao dia a dia da unidade, entre eles os de gases medicinais, manutenção de elevadores, fornecimento de insumos e medicamentos e aquisição de computadores. As medidas são condições essenciais para o bom funcionamento do Hospital.

Além disso, equipes de manutenção e do Serviço Público da própria Prefeitura estão há cerca de um mês realizando diversas ações de limpeza, organização e preparação do ambiente do Hospital. Esta semana, por exemplo, estão em curso atividades de urbanização e paisagismo, a recolocação de rebaixamentos de gessos no teto, já que várias salas estavam danificadas, a aplicação de resina e impermeabilização no piso e o teste dos equipamentos instalados no local, como o tomógrafo, máquinas de raio-x e outros. Todas as ações estão sendo supervisionadas pela secretaria de Saúde e por uma equipe ampla do Governo que envolve outras secretarias como Governo, Obras, Defesa Civil e Trânsito, Serviço de Água e Esgoto e Procuradoria. O grupo ampliado tem encontros semanais para checar o andamento das ações.

Na próxima quarta-feira, 9, em outro marco importantíssimo para assegurar a abertura do Hospital, o município receberá a visita do secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior. Ele será recepcionado pela prefeita Conceição e pelo secretário de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, para a formalização do contrato entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura, garantindo o custeio de 50% das despesas do Hospital pelo Governo Federal. A parceria do Ministério da Saúde deve garantir ao município pelo menos R$ 35 milhões por ano para investimento exclusivo no Hospital. Representantes do Governo do Estado e da Eletronuclear também participarão da atividade. O Estado assumirá 25% das despesas do Hospital e a Eletronuclear é parceria na equipagem e compra de equipamentos.

— Estamos a poucas semanas de abrir o Hospital. A tarefa não é fácil mas agora o ritmo de ações e notícias ganhará mais rapidez porque trabalhamos para ver o Hospital da Japuíba em funcionamento o quanto antes — previu o secretário Carlos Vasconcellos.

Um dos primeiros serviços a serem disponibilizados no Hospital da Japuíba será o Pronto Socorro Municipal, que será transferido do Centro da cidade, onde a unidade de referência para pequenas emergências passará a ser a Policlínica da Cidade, na antiga rua das Palmeiras.

Vacina contra a catapora está disponível em Angra

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na terça-feira, 1º de outubro, a vacinação contra a catapora na rede municipal de saúde. A imunização contra a catapora acontece por meio da vacina tetra viral, que também protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

As crianças que deverão receber a vacina são aquelas nascidas a partir de 1º de junho de 2012. A vacina Tetra Viral é administrada em dose única, em crianças com idade igual ou inferior a 23 meses e 29 dias. De acordo com a Coordenadoria de Imunização, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a vacinação estará disponível o ano todo.

A catapora é uma doença infectocontagiosa, que fica incubada por um período de 21 dias. Pelo fato da doença ainda não ter sido erradicada no Brasil, a vacinação é aplicada nos postos de saúde e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.

Os principais sintomas da catapora são: febre alta, manchas pelo corpo, dor de cabeça e prostração (sensação de moleza). Nesse caso, a criança deverá ser consultada por um pediatra e receber a medicação adequada para minimizar os sintomas da doença.



UNIDADES DE SAÚDE QUE ESTÃO OFERECENDO A VACINA TETRA VIRAL


CEM Centro – Praça General Osório, 36, Centro (vacinação de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h)

ESF Frade (Praias) – Rua Paulo Sodré Nóbrega, 130b (vacinação às terças-feiras, de 9h às 16h)

ESF Parque Mambucaba (Módulo III) – Rua Village Imperial, 153 (vacinação às quartas-feiras, de 9h às 16h)

A Secretaria de Saúde pretende aumentar nos próximos dias o número de postos que oferecem a vacina tetra viral.

Mês de Outubro é rosa em Angra dos Reis







A Prefeitura de Angra, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher, deu início na noite de sexta-feira, dia 4, no Espaço Eletronuclear, às ações do Outubro Rosa, um mês onde uma série de atividades serão realizadas para promover a conscientização e o combate contra o câncer de mama.

Além dos discursos, três mulheres de muita coragem relataram como é a convivência com o câncer de mama. Dona Ruth disse que demorou mais de seis anos para fazer o exame. Já Ana Cristina transformou a dor em arte e hoje faz bonecas para vender. Ela expõe seus trabalhos na Arte dos Reis, durante a Fita, na Praia do Anil. Neia Gil, da Superintendência de Transportes e Trânsito, enfatizou a importância do autoexame. Foi assim que ela descobriu que tinha a doença. Neia também falou do apoio da família e de se manter a calma quando a notícia é dada.

Emocionada com os relatos que ouviu, a prefeita Conceição Rabha relatou a experiência com o câncer que viveu em sua família.

 - Meu marido teve câncer no pulmão, com metástase cerebral. Sei exatamente o que vocês e a família de vocês passaram ou estão passando. Por isso, reitero a importância de se diagnosticar e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Por isso, também reitero o compromisso de trabalhar com políticas públicas voltadas para a mulher, como a ampliação do atendimento dos profissionais de mastologia – frisou a prefeita.

 Neuza Nardelli, coordenadora municipal da Coordenadoria da Mulher, ressaltou a importância da participação popular.

- Só tenho a agradecer a quem está abraçando essa campanha. Hoje fui a um restaurante e quando olhei para os lados vi que todos estavam com laços rosa nas camisas e o local estava repleto de bolas rosa. A emoção foi instantânea e agradeço profundamente a adesão – disse.

Também estiveram presentes no lançamento do Outubro Rosa o vice-prefeito Leandro Silva, o deputado federal Luiz Sérgio Nóbrega; Adriana Motta, subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as mulheres, que garantiu apoio incondicional às ações da Prefeitura de Angra dos Reis; a responsável pelo Comitê de Gênero da Eletronuclear, Maria Tereza Matheus Rego; e a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Marcia Groeller. Além deles, também participaram secretários municipais e vereadores.

 Passeata da Rosa
Mais de 500 pessoas foram às ruas para aderir à campanha

 Com o tema “Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida”, o Outubro Rosa teve uma adesão impressionante no primeiro evento da campanha. A caminhada, que aconteceu no sábado de manhã, dia 5, contou com mais de 500 pessoas que, vestidas de rosa, percorreram as ruas do Centro.

 O evento começou na praça General Osório e teve a presença de vereadores e secretários municipais. A prefeita Conceição Rabha e o vice Leandro Silva carregaram a faixa da campanha, ao lado dos secretários e da coordenadora municipal da Coordenadoria da Mulher, Neuza Nardelli.

- Mais uma vez destaco a importância da participação popular numa campanha como esta. O câncer de mama não afeta só a mulher, mas toda a família. Por isso é emocionante ver famílias inteiras participando do Outubro Rosa – frisou a prefeita Conceição.

Outubro Rosa

O movimento popular é conhecido e comemorado internacionalmente. Teve inicio nos Estados Unidos onde vários estados tinham ações isoladas e, com a aprovação do congresso americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção ao câncer de mama.



Em Angra dos Reis, a prefeita Conceição Rabha sancionou no dia 24 de janeiro de 2013 a lei 2.994, que institui no município o mês Outubro Rosa, dedicado à realização de ações preventivas para a saúde da mulher.

A programação do Outubro Rosa vai até o dia 31.

- Dias 8, 15, 23 e 30 de outubro – Palestras no plenário da Câmara, sempre às 13h30

- Dias 9, 16, 23 e 30 de outubro – Palestras na PIB Angra, sempre às 19h30

- Dia 12 de outubro – Missa na igreja Nossa Senhora da Aparecida, no Balneário, às 19h

- Dia 14 de outubro – Palestra na Ilha Grande, na Casa de Cultura do Abraão

 - Dia 16 de outubro – Palestra com normalistas na Biblioteca Municipal, às 16h

- Dia 17 de outubro – Encontro das mulheres com Vinícius de Moraes, na Casa Larangeiras, às 18h

- 21 de outubro – Palestra em Jacuecanga, na Paróquia São José Operário, às 14h

 - 25 de outubro – Palestra com funcionárias da Feam, Eletronuclear e moradoras da Vila, no Cine Praia Brava, às 15h

 - 26 de outubro – Encontro com as mulheres do Quilombo Bracuí, às 14h

- 28 de outubro – Palestra na Japuíba, no Centro Comunitário Dona Neide, às 14h

- 29 de outubro – Palestra com o Programa de Criança, no Cepe da Vila da Petrobras, às 15h
- 31 de outubro – Encerramento do Outubro Rosa, com encontro musical, na Praia do Frade, às 19h

Vice-prefeito faz vistorias em bairros de Angra







Na quinta-feira, 3, o vice-prefeito de Angra, Leandro Silva, participou de uma série de reuniões e vistorias nos bairros da Japuíba, Nova Angra, Belém, Promorar e Vila Nova.

Pela manhã, o vice-prefeito foi ao bairro Promorar, onde caminhou com os moradores em cinco ruas para vistoriar as obras de recapeamento do asfalto, realizadas em parceria entre a prefeitura e o governo do estado, através do projeto Asfalto na Porta. Além do asfalto, as ruas também vão ganhar quebra-molas e sinalização.

Logo após, o vice-prefeito seguiu para a Associação de Moradores da Rua Mangaratiba, onde se reuniu com moradores e o superintendente do Inea, Júlio Avelar. Ele foi apresentar à população todo o projeto da dragagem do rio Japuíba. Leandro explicou que serão feitos 1.000 m de dragagem e a retirada de mais de 20.000 m³ de resíduos. Os pescadores da redondeza solicitaram a instalação de estacas, para que possam ancorar os 12 barcos que existem hoje na localidade. A proposta será estudada pelo Inea juntamente com a prefeitura.

Os moradores receberam com alegria a proposta da dragagem, visto que há anos eles vêm sofrendo com os transbordamentos do rio Japuíba em épocas de fortes chuvas.

- Há 10 anos a população está esperando por esse trabalho. Qualquer chuva que cai sobre o bairro faz o rio chegar ao seu limite, fazendo-o transbordar e invadir as casas dos moradores. A dragagem vai melhorar o escoamento das águas das chuvas e dar mais tranquilidade aos moradores da região – explica Leandro Silva.

À tarde, o vice-prefeito foi visitar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Nova Angra, com o intuito de ouvir profissionais e usuários de saúde daquela localidade quanto ao atendimento e melhorias que precisam ser feitas na unidade. O vice-prefeito anunciou oficialmente que o bairro será beneficiado com a segunda ESF. De acordo com Leandro Silva, a nova ESF já possui uma equipe formada e será instalada na rua Vinícius de Moraes, onde funcionava, provisoriamente, o posto de saúde do Areal.

No Belém, a Prefeitura de Angra já realizou a recuperação de seis ruas e agora está iniciando intervenções de melhorias das calçadas e urbanização da galeria da rua São Lucas. O vice-prefeito visitou a localidade e conversou com os moradores sobre outras intervenções que precisam ser realizadas. Conforme solicitado por eles, as ruas também irão ganhar quebra-molas e sinalizações.

- Conceição e eu estamos trabalhando firme para garantir a qualidade de vida da população do município. A prefeitura quer ser parceira dos munícipes e ouvir suas reivindicações irá nos ajudar a fazer o melhor por deles – diz Leandro Silva.