segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mês de Outubro é rosa em Angra dos Reis







A Prefeitura de Angra, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher, deu início na noite de sexta-feira, dia 4, no Espaço Eletronuclear, às ações do Outubro Rosa, um mês onde uma série de atividades serão realizadas para promover a conscientização e o combate contra o câncer de mama.

Além dos discursos, três mulheres de muita coragem relataram como é a convivência com o câncer de mama. Dona Ruth disse que demorou mais de seis anos para fazer o exame. Já Ana Cristina transformou a dor em arte e hoje faz bonecas para vender. Ela expõe seus trabalhos na Arte dos Reis, durante a Fita, na Praia do Anil. Neia Gil, da Superintendência de Transportes e Trânsito, enfatizou a importância do autoexame. Foi assim que ela descobriu que tinha a doença. Neia também falou do apoio da família e de se manter a calma quando a notícia é dada.

Emocionada com os relatos que ouviu, a prefeita Conceição Rabha relatou a experiência com o câncer que viveu em sua família.

 - Meu marido teve câncer no pulmão, com metástase cerebral. Sei exatamente o que vocês e a família de vocês passaram ou estão passando. Por isso, reitero a importância de se diagnosticar e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Por isso, também reitero o compromisso de trabalhar com políticas públicas voltadas para a mulher, como a ampliação do atendimento dos profissionais de mastologia – frisou a prefeita.

 Neuza Nardelli, coordenadora municipal da Coordenadoria da Mulher, ressaltou a importância da participação popular.

- Só tenho a agradecer a quem está abraçando essa campanha. Hoje fui a um restaurante e quando olhei para os lados vi que todos estavam com laços rosa nas camisas e o local estava repleto de bolas rosa. A emoção foi instantânea e agradeço profundamente a adesão – disse.

Também estiveram presentes no lançamento do Outubro Rosa o vice-prefeito Leandro Silva, o deputado federal Luiz Sérgio Nóbrega; Adriana Motta, subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as mulheres, que garantiu apoio incondicional às ações da Prefeitura de Angra dos Reis; a responsável pelo Comitê de Gênero da Eletronuclear, Maria Tereza Matheus Rego; e a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Marcia Groeller. Além deles, também participaram secretários municipais e vereadores.

 Passeata da Rosa
Mais de 500 pessoas foram às ruas para aderir à campanha

 Com o tema “Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida”, o Outubro Rosa teve uma adesão impressionante no primeiro evento da campanha. A caminhada, que aconteceu no sábado de manhã, dia 5, contou com mais de 500 pessoas que, vestidas de rosa, percorreram as ruas do Centro.

 O evento começou na praça General Osório e teve a presença de vereadores e secretários municipais. A prefeita Conceição Rabha e o vice Leandro Silva carregaram a faixa da campanha, ao lado dos secretários e da coordenadora municipal da Coordenadoria da Mulher, Neuza Nardelli.

- Mais uma vez destaco a importância da participação popular numa campanha como esta. O câncer de mama não afeta só a mulher, mas toda a família. Por isso é emocionante ver famílias inteiras participando do Outubro Rosa – frisou a prefeita Conceição.

Outubro Rosa

O movimento popular é conhecido e comemorado internacionalmente. Teve inicio nos Estados Unidos onde vários estados tinham ações isoladas e, com a aprovação do congresso americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção ao câncer de mama.



Em Angra dos Reis, a prefeita Conceição Rabha sancionou no dia 24 de janeiro de 2013 a lei 2.994, que institui no município o mês Outubro Rosa, dedicado à realização de ações preventivas para a saúde da mulher.

A programação do Outubro Rosa vai até o dia 31.

- Dias 8, 15, 23 e 30 de outubro – Palestras no plenário da Câmara, sempre às 13h30

- Dias 9, 16, 23 e 30 de outubro – Palestras na PIB Angra, sempre às 19h30

- Dia 12 de outubro – Missa na igreja Nossa Senhora da Aparecida, no Balneário, às 19h

- Dia 14 de outubro – Palestra na Ilha Grande, na Casa de Cultura do Abraão

 - Dia 16 de outubro – Palestra com normalistas na Biblioteca Municipal, às 16h

- Dia 17 de outubro – Encontro das mulheres com Vinícius de Moraes, na Casa Larangeiras, às 18h

- 21 de outubro – Palestra em Jacuecanga, na Paróquia São José Operário, às 14h

 - 25 de outubro – Palestra com funcionárias da Feam, Eletronuclear e moradoras da Vila, no Cine Praia Brava, às 15h

 - 26 de outubro – Encontro com as mulheres do Quilombo Bracuí, às 14h

- 28 de outubro – Palestra na Japuíba, no Centro Comunitário Dona Neide, às 14h

- 29 de outubro – Palestra com o Programa de Criança, no Cepe da Vila da Petrobras, às 15h
- 31 de outubro – Encerramento do Outubro Rosa, com encontro musical, na Praia do Frade, às 19h