sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

É sempre bom lembrar: se beber, não dirija!


Plantão da Saúde no Carnaval


A Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis formatou um sistema especial de serviços para a população durante o Carnaval. Unidades de saúde que funcionarão 24h por dia, continuação das ações preventivas em relação à dengue e fiscalização dos estabelecimentos comerciais que funcionam no período. E a campanha de conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS já começa na quinta-feira (dia 7). “Nossas equipes foram reforçadas, de modo que poderão atender à demanda dos moradores e turistas em Angra”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Vasconcellos.

Doze unidades de saúde no município funcionarão em plantões, 24 horas por dia, com apoio de ambulâncias. A equipe da Diretoria de Vigilância Ambiental vai atuar no reforço da prevenção e combate à dengue em toda a cidade, com especial atenção aos imóveis de veranistas, que normalmente visitam a cidade durante o Carnaval. “Como a maioria dessas residências fica fechada no resto do ano, impossibilitando a visita de nossos agentes, iremos refazer as visitas agora”, informou o diretor de Vigilância Ambiental, Carlos Bastos.

A fiscalização dos estabelecimentos comerciais que ficam abertos no Carnaval continuará normalmente, segundo informações da Diretoria de Vigilância Sanitária. “Nosso trabalho prosseguirá no Carnaval, porque os cuidados com a manipulação de alimentos, principalmente, é um fator importante para todos nós da secretaria de Saúde”, disse o coordenador Fernando Nascimento.

Já a conscientização sobre as DST e AIDS, feita também ao longo do ano, será intensificada no Carnaval, com a campanha “Se rolar, use camisinha”, implementada em Angra pela Coordenação do Programa DST/AIDS. A abertura oficial acontece na quinta-feira, dia 7, antes do desfile do Bloco Nega Maluca, no Centro. Na ocasião, o secretário de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, a superintendente de Atenção Básica, Gracilene Pereira e a coordenadora do Programa DST/AIDS, Juliana Costa, vão prestar informações ao público sobre os cuidados que devem ser tomados com a saúde.

Além do centro da cidade, técnicos da secretaria trabalharão nos bairros Camorim, Frade, Bracuí, Jacuecanga, Monsuaba e Vila Histórica de Mambucaba, sempre à noite. Na Vila do Abraão (Ilha Grande) as ações serão realizadas de dia e à noite. Nas praias de Araçatiba, Aventureiro e Provetá os funcionários farão a conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) durante o dia. Com o objetivo de prestar informações aos muitos turistas que nessa época visitam Angra dos Reis, a Secretaria de Saúde também vai atuar no acesso de entrada da cidade, na rodoviária e junto aos passageiros que utilizam o Cais de Santa Luzia.

As unidades de saúde que atenderão ao público 24 horas por dia, durante o Carnaval, começam o serviço especial às 18h do dia 8 e encerram às 18h do dia 13 de fevereiro. São as seguintes:

SPA Abraão
Rua Getúlio Vargas, s/n, Abraão - Ilha Grande. Telefone: 3361-5523

ESF Araçatiba
Praia de Araçatiba - Ilha Grande. Tels.: 3374-9825 e 3374-7238

ESF Provetá
Praia de Provetá.Tel.:3374-1999

Unidade Praia do Aventureiro (funciona em uma escola pública)
Praia do Aventureiro

ESF Vila Histórica de Mambucaba
Rua das Flores, 420 A - Vila Histórica. Tel.: 3362-2312

SPA Parque Mambucaba
Avenida Francisco Magalhães de Castro e Travessa Ivan Viana, s/n. Tel.: 3362-3881

SPA Frade
Rua Boa Esperança, s/n. Tel.: 3369-3394

SPA Jacuecanga
Rua Doce Bruna, 1.000. Tel.: 3361-1197

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Japuíba
Rua Francelino Alves de Lima, altura do Km 487 da Rodovia Rio-Santos. Tel.: 3367-6000

Pronto Atendimento Infantil (PAI)
Rua Coronel Carvalho, 434 - Centro. Tel.: 3377-8467

Pronto Socorro Municipal
Rua Dr. Coutinho, 84 - Centro. Tel.: 3365-7223

Hospital Praia Brava
Avenida B, s/n - Praia Brava. Tel.: 3362-1272

FONTE: PMAR

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PDT realiza plenária em Angra



O Partido Democrático Trabalhista (PDT-Angra), realizou na noite da última sexta-feira, 01, a primeira plenária do ano. O encontro aconteceu no Clube Vera Cruz, no Centro e reuniu cerca de 100 filiados, entre eles o Sr. João Gaúcho e Noronha, que ajudaram a fundar o partido.

O debate foi bastante democrático e a fala foi aberta para todos os presentes. Foram Deliberadass muitas ações como o lançamento dos núcleos de bairros em 2013 e a criação do movimento "Mulheres trabalhistas", que tera sua primeira reunião no próximo dia 22. Show. 

O PDT é um partido popular, trabalhista e que luta pela educação entre outras bandeiras. Vamos ter muitos encontros como este no decorrer do ano - afirmou o presidente do PDT em Angra, Leandro Silva.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Associação de moradores da Gamboa expõe problemas da comunidade




Continuando com o objetivo de dar voz ao movimento popular organizado e criar um canal direto de diálogo com a comunidade, o vice-prefeito Leandro Silva realizou a segunda de uma série de reuniões com as associações de moradores do município. Dessa vez o encontro foi com a diretoria da Associação de Moradores da Gamboa, que este esteve na Prefeitura no final da tarde de quinta-feira, dia 31.

Também participaram da reunião o secretário de Obras, Jefferson Deccache, o subsecretário de Serviço Público, Antônio Cordeiro, e o subprefeito da Grande Japuíba, Marcos Coelho.

Os representantes comunitários expuseram as necessidades do bairro, que sofre há vários anos com diversos problemas. De acordo com eles, a Gamboa precisa de manutenção na rede de esgoto, na iluminação pública, limpeza das ruas e obras de contenção.

O secretário de Obras disse que já está ciente das necessidades daquela comunidade e que tem percorrido por todo o município cuidando das prioridades e das questões emergenciais.

— Estamos com problema orçamentário e neste primeiro momento a prioridade são as áreas que sofreram algum dano por causa das fortes chuvas. A falta de recursos infelizmente acaba atrapalhando o nosso trabalho, mas estamos arregaçando as mangas e resolvendo primeiro o que é prioridade ¬— afirmou Jefferson.

O vice-prefeito lembrou que o Executivo está passando por momentos delicados por causa da dívida de mais de R$ 80 milhões deixada pela gestão anterior.

— Conceição e eu assumimos a prefeitura com o caixa zerado e com uma dívida enorme. Estamos trabalhando e nos empenhando ao máximo para atender as necessidades do município — afirmou Leandro Silva.

Mesmo sem recursos, a secretaria de Obras está enviando aos bairros, equipes para realização de mutirões. Na última semana, 25 homens, 2 retroescavadeiras, 3 caminhões com carroceria e 2 caminhões a vácuo foram deslocados para  bairro Nova Angra pra desobstruir manilhas, limpar bueiros, capinar e varrer as ruas. A medida foi tomada para tentar evitar alagamentos provocados por sujeiras e entupimento da rede de esgoto.

A secretaria de Obras informou que também vai enviar uma equipe para a Gamboa nos próximos dias para atender o bairro e que os investimentos maiores serão feitos num segundo momento, quando o Governo Municipal dispuser dos recursos necessários.

Vice-prefeito de Angra e secretário municipal de pesca buscam apoio do Estado


Na manhã da última sexta-feira, 01, o vice-prefeito de Angra dos Reis, Leandro Silva e o secretário Municipal de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno, se encontraram com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, na Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) em Niteroi. O motivo da reunião, que contou com a participação do deputado federal Marcelo Matos (PDT) e do novo presidente da Fiperj, José Bonifácio foi buscar apoio do estado para os assuntos ligados à produção marinha em Angra.

Julio Magno expôs a necessidade de aquisição de novos tanques para aumentar a criação de peixes e outros frutos do mar nas fazendas marinhas e mecanização da maricultura para agilizar o trabalho dos criadores. O secretário Felipe Peixoto se colocou a disposição e disse que vai ser um parceiro ajudar a incentivar a produção aquícola no município angrense.

O vice-prefeito, Leandro Silva ressaltou que é necessário ampliar as parcerias entre município e estado para aumentar produção das espécies marinhas e desenvolver o setor pesqueiro em Angra.
- Precisamos caminhar juntos para melhorar este importante setor na nossa cidade, afinal a pesca é uma fonte de renda de centenas de angrenses – disse Leandro

O deputado Marcelo Matos pediu aos secretários que elaborasse um projeto incluindo todo o processo para a criação de fazendas marinhas que atendam a demanda, para que o mesmo seja apresentado por ele em Brasília pedindo apoio ao Ministério da Pesca e Aquicultura.

Júlio Magno e Leandro Silva pretendem se reunir novamente com o secretário Estadual de Pesca para acompanhar os pedidos e buscar novos apoios: “Nossa meta é buscar o máximo de parceria possível para alavancar o setor e desenvolver esta área”, concluiu o secretário municipal.



Posse do novo presidente da Fiperj

Ainda na sexta-feira, Leandro Silva e Júlio Magno prestigiaram a posse de José Bonifácio Ferreira Novellino, que assumiu a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), antes comandada por Marco Botelho, que ficará a frente da subsecretaria de pesca e aquicultura, 
Além dos representantes angrenses, estiveram presentes o deputado Federal,Marcelo Matos, o deputado Estadual, Comte Bittencourt, o ex-prefeito de Búzios, Mirinho Braga, o vice-prefeito de São Fidélis, Magno Rocha e o presidente da Ceasa, Leonardo Brandão.