quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Prestação de contas é realizada no Saco do Céu








Atendendo ao pedido dos moradores, a prefeita Conceição Rabha e os secretários de Defesa Civil, Marco Oliveira, e de Obras, Jefferson Deccache, estiveram no Saco do Céu, Ilha Grande, na manhã de sábado, dia 7, para uma reunião. O encontro aconteceu no salão da Igreja São Cosme e Damião.

O secretário Marco Oliveira abriu a reunião dizendo como recebeu a Defesa Civil e como o grupo superou as dificuldades financeiras. Conceição Rabha também falou sobre a superação da equipe frente ao déficit financeiro que encontrou quando assumiu a prefeitura.

— Entrei pensando que seria de um jeito e encontrei uma situação completamente diferente. Estamos resolvendo os problemas encontrados e também preparando a cidade para os próximos 20 anos, porque esse é o problema das gestões anteriores: falta de planejamento. Vamos pensar juntos em uma saúde melhor, educação melhor, regularização fundiária — disse a prefeita.

Um dos questionamentos da população é com relação à regularização fundiária. Por ser área da União, a burocracia para a regularização das casas é maior. Não basta somente o município emitir título de propriedade, tem que partir do Governo Federal. Além disso, a outorga da água aos moradores também depende de outra esfera, neste caso a estadual. É o Inea quem emite essa documentação para regularizar o uso da água no bairro.

— Eu institui um grupo para se comunicar com governo federal e estadual e buscar soluções para os moradores da Ilha Grande — frisou Conceição Rabha. Ainda na reunião, a prefeita pediu nomes para que se forme uma comissão de moradores e disse que encaminhará a demanda ao secretário de Meio Ambiente, por intermédio do secretário de Defesa Civil, que tem vínculo com o bairro.

No que diz respeito à esfera municipal, os problemas vão desde a escola até a falta de saneamento.

A professora Tatiana, presente à reunião, questionou a ausência de zeladora na escola do bairro.

— Quero agradecer a paciência das professoras e diretoras. Este não é um problema só daqui, mas de todo o município. A empresa responsável por este serviço, que era terceirizado, abandonou o trabalho. Fizemos nova licitação e já existe até uma vencedora, mas uma das 10 empresas que participaram do processo entrou com impugnação. Estamos aguardando, mas não de braços cruzados. Essa semana mesmo fui ao Tribunal de Contas e eles garantiram que será resolvido — sublinhou Conceição Rabha.

Além disso, segundo moradores e professores, as paredes estão com as pastilhas cedendo e, apesar de ser uma construção nova, há problemas estruturais. Presente à reunião, o secretário de Obras garantiu que a empresa já foi acionada para realização do reparo, que vai acontecer em breve.

Quanto ao saneamento, o secretário Marco Oliveira e a comissão formada pelos moradores vão marcar uma visita com o presidente do Saae ainda no primeiro semestre de 2014.

Uma nova reunião para levar as soluções que serão tomadas será marcada entre Prefeitura de Angra e comissão formada por moradores, intermediada pelo secretário Marco Oliveira, ainda nesta semana.

— É de suma importância esta iniciativa do poder público de vir ao encontro do povo, olhar nos olhos do morador, ouvir atentamente as reivindicações e poder dizer abertamente o que é possível neste momento. Esta tem sido uma marca do governo da prefeita Conceição. Fico muito gratificado em estar vivendo este momento tão especial e, em se tratando da Ilha, eu como morador fico muito feliz, pois sei de todas as dificuldades, do descaso e abandono que o povo caiçara viveu nestes últimos anos — concluiu Marco Oliveira.