quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Prefeitura lança projeto de orquídeas nas árvores




A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, lançou nesta quarta-feira, 11, o Projeto Orquídeas Vivas, em parceria com a Transpetro, na praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão). O projeto visa instalar orquídeas nos troncos das árvores e deixar a cidade mais colorida. Participaram da abertura do projeto a prefeita, o secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Jefferson Deccache, o gerente do Tebig, Virmar Guimarães Muzitano , além da equipe da Subsecretaria de Parques e Jardins.

As primeiras mudas foram doadas pela Transpetro. Ao todo foram 25 mudas de orquídeas formadas e frondosas, já adequadas à região, e cinco mudas de brotos da planta, para a instalação nos troncos da praça Codrato de Vilhena. A intenção é espalhar orquídeas em todas as praças do município. A população e as floriculturas podem participar doando a planta sem a flor. As orquídeas florescem somente uma vez ao ano e muitas pessoas acabam jogando fora a planta, por não ter mais a flor característica. As doações podem ser feitas no saguão da sede da prefeitura, em horário comercial.

O “Orquídeas Vivas” foi uma ideia da prefeita, que viu o lindo resultado em outros municípios.

- Este projeto é uma maneira de embelezar ainda mais a nossa cidade. Angra dos Reis merece este carinho – disse Conceição Rabha.

Ela agradeceu a Transpetro, que prontamente abraçou a ideia e junto com a coordenação da Subsecretaria de Parque e Jardins tornou possível a concretização desse projeto.

Algumas das orquídeas vieram do orquidário de Burle Marx (famoso arquiteto-paisagista), trazidas há muitos anos em brotinhos por seu Gui, um ex-funcionário que hoje trabalha do orquidário da Transpetro. Assim como Burle Max, seu Gui também é apaixonado pelas orquídeas.

É importante lembrar que todos são responsáveis por manter a cidade limpa e bonita, preservando o patrimônio público. Além das câmeras de vigilância da Defesa Civil, a população também pode tomar conta da cidade, das orquídeas, da decoração de natal, praças e todas as benfeitorias públicas, que beneficiam os munícipes.