quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Novembro Azul é encerrado no município




A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou nesta terça-feira, 3, as comemorações alusivas ao Novembro Azul, mês dedicado à Saúde do Homem. O evento ocorreu no auditório do 10º Grupamento de Bombeiros Militar.

O vice-prefeito Leandro Silva destacou a importância do evento que foi realizado pela Secretaria de Saúde.

- É muito importante que eventos como estes sejam realizados em nosso município. Muitos homens ainda tem receio de procurar auxílio médico e, com isso, acabam adquirindo doenças, que são prejudiciais para o desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida. Por isso é necessário que a população masculina procure atendimento na rede de saúde e faça exames de rotina, para manter uma saúde perfeita – destacou.

Fernanda Fernandes, coordenadora do Programa Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde, enfatizou que a rede de saúde municipal oferece o exame de PSA, para detecção do câncer de próstata, além do programa antitabagismo.

- Todas as Estratégias de Saúde da Família estão realizando a marcação do exame de PSA, além de algumas unidades já oferecerem o tratamento para quem deseja parar de fumar. É importante que os homens procurem o auxílio médico, pois elas possuem um histórico de não buscar atendimento rotineiro – explicou.

O Novembro Azul ocorreu em outras partes do mundo e, em Angra, para ajudar na divulgação, prédios públicos foram iluminados de azul. Durante as atividades voltadas ao público masculino, foi divulgada a importância de fazer o teste que diagnostica o câncer de próstata. O exame é disponibilizado pela rede de saúde durante todo o ano e o Novembro Azul surgiu como forma de chamar a atenção da população masculina.

Ainda inserida na programação do Novembro Azul, até quinta-feira, 5, serão efetuadas diversas atividades voltadas à tropa do Corpo de Bombeiros de Angra dos Reis.

O tenente coronel Ernani Leal, comandante do 10º GBM, e o Secretário Especial de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira, prestigiaram o evento.

A DOENÇA

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele. Ele atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente. São elas dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia, dor nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal. Em 2012, 60 mil novos casos no Brasil foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença inclui toque retal e coleta de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer. Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.