quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Defesa Civil monitorando desdobramentos das chuvas

Devido ao acumulado de chuva das últimas 48 horas, a Defesa Civil municipal enviou preventivamente equipes às duas regiões com maior índice pluviométrico do município. O alerta foi emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na manhã desta quinta-feira, dia 12. Nenhuma ocorrência foi registrada nesses locais.

Entretanto, sempre que a Defesa Civil recebe um alerta indicando uma ou mais regiões críticas, a determinação do secretário Marco Oliveira é que a instituição esteja presente para acompanhar in loco como está o solo e a chuva.

A Defesa Civil trabalha com parceiros na área de meteorologia, como os governo estadual e federal. Desses órgãos, são recebidos alertas meteorológicos. Assim, comparando os alertas somados à experiência em ocorrências da própria Defesa Civil, as equipes são enviadas aos locais mesmo que não exista nenhuma ocorrência naquele período.

Foi o que aconteceu nesta manhã. Agentes operacionais e engenheiros estão, nesse momento, nas praias de Araçatiba, Praia Vermelha e Sítio Forte, na Ilha Grande, áreas que registraram nas últimas 48 horas 98mm. Também foram enviadas equipes para Serra D’Água, Zungu, Ariró e Itanema. A região registrou, no mesmo período, 128mm de chuva.

— O acumulado de chuva sempre preocupa. Por mais que pare de chover agora de manhã e até faça sol à tarde, o solo está encharcado pela quantidade de chuva que caiu nos últimos dois dias e, se não tivermos uma estiagem mais longa, ainda existe risco de deslizamento — frisou o secretário Marco Oliveira, pedindo atenção especial aos moradores quanto aos avisos da instituição via SMS e nas redes sociais.

OS PLUVIÔMETROS

Esses índices pluviométricos foram registrados nos pluviômetros instalados pela Defesa Civil, em parceria com o Cemaden, há dois meses. Hoje, Angra dos Reis conta com 45 pluviômetros digitais – sendo 15 semiautomáticos e 30 automáticos.