quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Combate à dengue na Japuíba




A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, continua o combate e prevenção ao mosquito transmissor da dengue. A campanha, intitulada de 10 Minutos Contra a Dengue, teve início na última semana e percorrerá todos os bairros do município. Na segunda-feira, 2, foi a vez da Japuíba receber a visita da força tarefa. Alunos da Escola Municipal Tereza Pinheiro de Almeida receberam dicas de prevenção ao mosquito transmissor.

— Além das visitas domiciliares que são feitas com frequências, estamos indo às escolas e entregando o guia do 10 Minutos Contra a Dengue, para que as crianças levem para casa e repassem a mensagem de prevenção aos pais. Também estamos realizando palestras e outras atividades, sempre com o objetivo de combater o mosquito transmissor da doença — explicou Romário Gabriel, diretor de Vigilância Ambiental.

O objetivo da ação, inspirada em uma estratégia do governo de Cingapura, é estimular as pessoas a investir 10 minutos da semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde entregam o guia 10 Minutos Contra a Dengue aos moradores durante as visitas. O material traz orientações sobre como é preciso ficar atento a situações como calhas entupidas, caixa d’água destampada, ralos no quintal acumulando água da chuva, pratinho embaixo do vaso de planta, além de baldes e garrafas virados com a boca para cima.

— É importante que a população receba a equipe da Secretaria de Saúde e auxilie no combate à dengue, pois este é um trabalho de toda a sociedade — finaliza Romário.

Na terça-feira, 3, a ação acontecerá no Morro do Carmo; quarta-feira, 4, no Parque Mambucaba; quinta-feira, 5, em Jacuecanga; sexta-feira, 6, Campo Belo; segunda-feira, 9, no Morro do Santo Antônio; terça-feira, 10, no Campo da Gringa (Parque Mambucaba); na quarta-feira, 11, na Monsuaba; e na quinta-feira, 12, na Vila Nova.