sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Alfabetização é tema de encontro de professores




A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia, realizou na segunda-feira, 16, no Convento São Bernardino de Sena, o Seminário de Socialização das Práticas Docentes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Participaram do evento o secretário de Educação, Neirobis Nagae, a subsecretária de Educação, Patrícia Dal Col, a gerente do Ensino Fundamental, Sandra Cardoso, e os professores da rede.

O encontro teve como objetivo a troca de experiências entres os docentes e a discussão sobre a alfabetização, incluído o Pnaic como veio principal de segmento do ensino e meta. O Pnaic é um compromisso formal assumido pela prefeitura e o governo federal para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano.

Ao longo do encontro foram apresentados diversos exemplos de práticas docentes. Alguns professores mostraram atividades de sala de aula, que repercutiram significativamente na aprendizagem dos alunos.

Também foi apresentada uma palestra sobre os processos de alfabetização e suas vertentes. A palestra foi ministrada pela professora Inez Helena, doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela baseou a sua apresentação na metáfora do livro “A águia e a galinha”, onde a águia, tendo sido capturada por um camponês, é criada com as galinhas e, com o passar dos anos, se acostumou com aquela condição, não sabendo voar e agir mais como a sua espécie. Quando foi insistentemente estimulada a voar, ela voou. Em um paradoxo com a educação, a temática é a mesma, o aluno precisa ser estimulado à descobrir suas habilidades e criar confiança em si mesmo.

— O princípio do diálogo é a atenção. Trabalhar a capacidade de cada um faz parte da alfabetização — disse a professora Inez.

A formação dos professores de Angra, para o aprimoramento do Pnaic, foi realizada quinzenalmente, reunindo cerca de 150 docentes da Rede Municipal de Educação, em três polos na cidade.