quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Prefeita Conceição avalia reuniões em Brasília


A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, avaliou como positivos os encaminhamentos feitos na semana passada após visita dela e de alguns integrantes do Governo Municipal a Brasília. Entre os compromissos da comitiva na capital federal estiveram um encontro com o ministro da secretaria de Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e uma reunião com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), general Jorge Fraxe, além de encontros com parlamentares federais. O deputado federal Luiz Sérgio acompanhou as duas reuniões mais importantes.

No encontro com o ministro Marcelo Crivella, a Prefeitura de Angra avançou na busca de recursos para a construção do novo terminal pesqueiro da cidade e apresentou ainda um pedido de ajuda no fomento às fazendas de cultivo de peixes do tipo bijupirá na Baía da Ilha Grande. Angra dos Reis é o único município do Estado do Rio que incentiva o cultivo do bijupirá, constituindo projeto modelo para o país. No entendimento com o Ministério, a Prefeitura deverá receber apoio financeiro para a expansão da iniciativa. Em relação ao entreposto pesqueiro, por sugestão do ministro, o projeto deverá ser desmembrado em etapas para facilitar a liberação dos recursos. Esta semana, o secretário municipal de Pesca e Aquicultura, Julio Magnos, voltará a Brasília para avançar nas negociações. O entreposto pesqueiro é a principal reivindicação dos pescadores e armadores de pesca da cidade.

— O entreposto é vital para melhorarmos o escoamento da nossa produção pesqueira, uma das maiores do Estado do Rio e do país e o ministro Crivella está ciente desta demanda e vai nos ajudar. Agora é uma questão de adequação entre o projeto que precisamos e os recursos que o Ministério pode dispor de imediato — explicou a prefeita Conceição.

Na agenda com o diretor do Dnit, a prefeita e a presidente da Fundação Municipal de Turismo, Sílvia Rubio, trataram, em especial, da sinalização ao longo da rodovia Rio-Santos, além da necessidade de construção de acessos especiais, inclusive subterrâneos, para assegurar a segurança de pedestres e motoristas.

O general Jorge Fraxe esclareceu à prefeita que a rodovia Rio-Santos está inscrita no programa BR Legal, que trata da padronização da sinalização. Angra dos Reis está incluída no projeto e deverá adequar as suas propostas de intervenções com placas, letreiros e outros elementos visuais ao que está determinado pelo Dnit. Após esse processo, a sinalização será implantada.

Conceição também acertou com o diretor do órgão, a construção de uma passagem subterrânea na altura do Hospital Geral da Japuíba, próximo à UPA. A prefeita argumentou que com a abertura da unidade, o tráfego de pessoas ali, que já é intenso, aumentará e isso demanda a necessidade de uma passagem segura, Conceição lembrou que ali também está localizado um condomínio popular. Nos próximos dias, o município encaminhará um levantamento fotográfico do local e um projeto para garantir a intervenção no local, que, se for técnicamente víavel, será feita pelo próprio Ministério dos Transportes.

Encerrando a visita a Brasília, a prefeita e o subsecretário de Agricultura de Angra, Rafael Ribeiro, trataram do encaminhando de projetos e pedidos de emendas ao Orçamento da União aos parlamentares da bancada do Rio. Foram entregues projetos aos deputados federais Arolde de Oliveira, Alessandro Molon, Edson Santos, Benedita da Silva, Sirkis, Stepan Nercessian, Fernando Jordão, Edson Ezequiel, Garotinho, Vítor Paulo, Luiz Sérgio, Lílian Sá, Bittar, Áureo, Adrian, Eurico Júnior, Fernando Lopes, Leonardo Picciani e Jair Bolsonario, além dos senadores Lindbergh Farias e Francisco Dornelles.

— Pedimos ajuda à bancada do Rio. São todos amigos de Angra dos Reis e tenho certeza de que hão de empenhar-se na liberação de recursos para os projetos que vão beneficiar a nossa população — previu a prefeita angrense.