terça-feira, 12 de novembro de 2013

Equipe da Defesa Civil realiza parto dentro de lancha




Agentes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com profissionais do Samu, realizaram um parto na lancha da autarquia, na manhã desta segunda-feira, dia 11. A paciente Hellen Diane Ferreira, de 29 anos, moradora da Praia do Provetá, encontrava-se em um pequeno barco de pesca a caminho da Santa Casa, quando a lancha do Samu foi acionada para dar suporte à mãe em adiantado trabalho de parto.

Um médico que estava em outra embarcação, a caminho do Provetá, auxiliou na operação. O profissional examinou a gestante e percebeu que não daria tempo de chegar ao hospital. Com o auxílio dos agentes da Defesa Civil e do SAMU, foram iniciados os procedimentos do parto. A paciente deu a luz a uma menina, de 40 cm e aproximadamente 3 kg. A mãe e a criança foram encaminhadas para a Santa Casa e passam bem.

Na embarcação, estavam os agentes Pedro Paulo e Carlos Alberto Freitas, um enfermeiro do SAMU, o médico, além da avó e do pai da criança.

– Foi muito emocionante ver aquela jovem dando luz em nossa lancha, e poder participar deste momento tão importante. Foi a primeira vez que pude presenciar uma situação como esta – disse o chefe da equipe de emergência e agente operacional, Carlos Alberto Freitas, profissional há 24 anos na instituição.

O Secretário Especial de Defesa Civil e Trânsito Marco Oliveira destaca a importância desse trabalho para população que moram nas ilhas de nossa cidade.

– Este serviço realizado pela Defesa Civil de Angra foi pioneiro no país, sendo implementado em 1991. Já foram realizados quase 20 mil atendimentos durante este período, sendo este o 7°parto realizado a bordo de nossas embarcações. A nossa busca para o aprimoramento do serviço é constante – concluiu o secretário Marco Oliveira.