terça-feira, 19 de novembro de 2013

Entenda a Abordagem social da Prefeitura de Angra



A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social, presta serviços de assistência social para as pessoas em situação de rua, através do setor de Abordagem Social. O trabalho consiste na identificação, sensibilização e orientação das pessoas e famílias em situação de rua, encaminhando-os para o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

O objetivo é criar um acompanhamento efetivo e continuado, para que possa haver a inserção do indivíduo no Cadastro Único para oferta de Programas Sociais. O acesso à documentação, quando for o caso, e o encaminhamento ao Centro de Atenção à População em Situação de Rua do município, para proteção e reinserção na sociedade são exemplos dos trabalhos prestados a essas pessoas, resgatando seus vínculos familiares e sociais.

De julho a setembro de 2013, foram efetuadas 140 abordagens, sendo cinco munícipes e 135 não munícipes. Foram concedidas 130 passagens neste mesmo período, a pedido dos usuários, para retorno à suas cidades de origem. No último mês foram cerca de emissões de  80 abordagens e 65 passagens de ônibus. Todas essas abordagens são uma tentativa de fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

É importante ressaltar que o Centro de Atenção à População de Rua não é um equipamento destinado ao tratamento para usuários de álcool e outras drogas, e sim um equipamento de acolhimento institucional da proteção social especial de alta complexidade, ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência e que estejam com os vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

Telefones úteis

A abordagem social pode ser acionada pelo telefone (24) 98802-7831. Para o cidadão encontrado em coma alcoólico e/ou problemas de saúde, acione o Samu pelo telefone 199. Para crianças e/ou adolescentes em situação de rua e/ou iminência de situação de rua, é preciso chamar o Conselho Tutelar, pelo telefone 3365-3522 ou (24) 98802-8703. Para cidadãos com condutas ilícitas, acione a Polícia Militar pelo telefone 190.