quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Central telefônica marca 2.500 procedimentos em 15 dias

Implantada há cerca de 15 dias, a nova Central de Marcação de consultas e exames médicos da Prefeitura de Angra dos Reis conseguiu agendar a realização de pelo menos 2.500 procedimentos médicos (consultas ou exames). O serviço é coordenado pela secretaria municipal de Saúde e visa aumentar a eficiência e a transparência no agendamento, permitindo que cada cidadão possa acompanhar de forma direta a sua solicitação.

Em menos de duas semanas, excluindo os finais de semana e feriados, foram realizadas 1.415 marcações de consultas com médicos e outros 1.091 procedimento de exames. As consultas para dermatologistas (128) e os exames de ecocardiograma (302) lideram a lista dos mais solicitados. Para a secretaria de Saúde, apesar dos transtornos causados durante a implantação, incluindo a existência de uma extensa fila de espera, o sistema está funcionando bem e deve melhorar ainda mais nas próximas semanas.

— Temos mais de 2.500 motivos para defender o trabalho da Central de Marcação, apesar das críticas que são comuns no início de um trabalho como esse. Em duas semanas atingimos um número significativo, sobretudo se considerarmos que, em alguns procedimentos havia fila de espera de mais de um ano. Parabenizo os servidores públicos que honram seus cargos e têm nos ajudado nesse desafio — explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos.

Em relação aos problemas relatados pela população neste início de trabalho, incluindo a dificuldade de acesso ao atendimento, Carlos disse que, em breve, a secretaria pretende ter um formulário na Internet para solicitações, além do reforço no sistema de telefonia, aumentando o número de ligações recebidas.

— A Internet será nossa aliada também pois o cidadão poderá informar suas solicitações por meio digital. Hoje isso já é possível por meio do e-mail saude.agendamento@angra.rj.gov.br, mas a ideia é avançar. Além disso aguardamos apenas a liberação de um número 0800, com seis linhas disponíveis e simultâneas, aceitando inclusive as ligações feitas por aparelhos celulares — previu o Secretário.

O novo sistema de marcação de consultas está sendo esclarecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de atendimento municipais. Agora o agendamento é feito pelo próprio solicitante ou por um representante, bastando dispor das informações necessárias e de uma senha fornecida nas unidades de saúde. Caso haja impedimento para que o usuário entre em contato com a Central, em alguns casos o agendamento poderá ser solicitado pela própria unidade de saúde, na presença do usuário ou do seu representante.

A Central de Marcação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os números para contato são o (24) 3368-7129; 3379-0147; 98173-9577 (TIM); 99904-8545 (VIVO); 98835-6875 (OI) e 99281-3233 (Claro), ou pelo e-mail saude.agendamento@angra.rj.gov.br. Ao ligar, o cidadão deve informar o nome completo, a senha do agendamento, telefone, número do cartão SUS, consulta ou exame solicitado, médico solicitante, data de nascimento, endereço, bairro e unidade solicitante.


Neste momento estão sendo agendados os seguintes procedimentos

Consultas: Angiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, endocrinologia infantil, gastroenterologia, hematologista, nefrologia, nefrologia infantil, neurocirurgia, neurologia, odontologia (periodontia, endodontia, buco maxilo facial, diagnóstico oral, pacientes com necessidades especiais, prótese), oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, pneumologia infantil, psiquiatria, reumatologia e urologia.

Exames: Audiometria, biopsia de próstata, broncoscopia, colonoscopia, densitometria óssea, ecocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia, espirometria, histeroscopia, holter, impedanciometria, mamografia, MAPA 24 horas, nasofibroscopia, ultrassonografia, vectoeletroistagmografia e videolaringoscopia.