quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mambucaba terá R$ 40 milhões para saneamento




A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, viaja a Brasília nesta quinta-feira, 24, para acompanhar o anúncio da liberação de cerca de R$ 40 milhões da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para investimentos em saneamento básico no Parque Mambucaba, além de obras de infraestrutura. A prefeita viaja a convite da própria Presidência da República. O anúncio é a conclusão de um trabalho iniciado em maio deste ano, quando Conceição e o deputado Luiz Sérgio estiveram com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para apresentar projetos de saneamento para a cidade. Conceição comemorou a liberação dos recursos.

— É uma grande vitória para Angra e agradeço muito à presidenta Dilma e ao seu Ministério pela sensibilidade com o pedido do nosso Governo. Parabenizo também à equipe de servidores da nossa área de projetos, afinal, nos últimos anos, a Prefeitura de Angra não conseguia aprovar a liberação de recursos do Governo Federal. Estamos recolocando a cidade na trilha do desenvolvimento, e saneamento é fundamental — disse Conceição.

Os recursos do PAC 2 serão usados em obras de ampliação da rede coletora e de tratamento de esgoto do Parque Mambucaba e na elaboração de projetos de engenharia. Serão construídas 14 elevatórias e duas grandes estações de tratamento de esgoto. Outro pedido em análise é o que trata do saneamento básico na região de Jacuecanga, projeto também já encaminhado ao Ministério. A prefeita acredita que breve outras comunidades também serão beneficiadas.

— Quando fui à casa das pessoas pedir apoio durante a campanha, disse que teríamos o apoio da presidenta Dilma. Estamos conseguindo. Cada projeto de Angra que chega ao Governo Federal é tratado com o máximo de atenção. É muito diferente da relação que se tinha antes, quando Angra perdia recursos por falta de projetos — lembrou a prefeita.

Conceição também destacou que, no início do Governo, o município já havia conseguido outra vitória, ao assegurar a manutenção dos contratos de saneamento do PAC 1, que corriam o risco de serem perdidos dado à incapacidade da Prefeitura de gerir bem os prazos e o andamento das obras. O PAC 1 está financiando todo o saneamento básico da região central de Angra, obra que foi retomada este ano.

Após a liberação dos recursos, que não se tratam de empréstimo, ou seja, não precisarão ser devolvidos, o município formalizará os convênios com o Ministério, via Caixa Econômica Federal, e passará diretamente à contratação das obras, o que deve acontecer no primeiro trimestre de 2014.

Para saber mais sobre a condução dos pedidos no Ministério das Cidades, acesse o link:
http://angra.rj.gov.br/imprensa_noticias_release.asp?vid_noticia=9219&IndexSigla=IMP#.UmgXtnA3uE0