terça-feira, 17 de setembro de 2013

Formatura dos primeiros alunos do Pronatec





A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social e em parceria com o Senai, realizou nesta segunda-feira, 16, no auditório do Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas (Ceav), a entrega dos certificados dos primeiros alunos que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

No total, foram certificados 63 alunos, que concluíram os cursos de pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, costureiro industrial do vestuário e almoxarife.

Compondo a mesa estavam a prefeita de Angra, Conceição Rabha, o vice-prefeito Leandro Silva, a secretária de Ação Social, Inês Tenório, o Chefe de Educação do Senai, Carlos Roberto Garcia, o coordenador do Pronatec, Éric Domingues, e a diretora adjunta do Ceav, Luísa Helena.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológico. O Programa oferece diversos cursos gratuitos em Angra, em uma parceria entre a prefeitura do município e o Senai - RJ.

- É com muita satisfação que parabenizo os primeiros alunos que estão aqui para receber seus certificados. Isso é fruto da parceria entre a Prefeitura de Angra, o Senai e todos vocês, que têm vontade de aprender. Aqui tem um governo preocupado em dar educação e formação aos seus cidadãos, e o Senai tem imenso orgulho de estar fazendo parte dessa parceria – afirma o coordenador do Pronatec, Carlos Roberto Garcia.

 Além da entrega dos certificados da conclusão de cursos, também foram iniciadas as primeiras aulas dos cursos de Costureiro Industrial do Vestuário e Mecânico de Motores Ciclo Otto (carros e lanchas), de onde sairão mais 60 profissionais. Na ocasião foram entregues novos kits com materiais didáticos, que são oferecidos gratuitamente pelo Senai aos alunos dos cursos.

 Na segunda-feira, 9, o Pronatec iniciou no Parque Mambucaba os cursos de Ajudante de Obras, Carpinteiro de Obras, Pedreiro de Revestimento em Argamassa e Armador em Ferragens.

Neste ano o Pronatec já disponibilizou mais de 400 vagas para vários cursos, como almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, costureiro industrial do vestuário, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem, recreador, ajudante de obras, carpinteiro de obras, pintor de imóveis, confeccionador de lingerie e moda praia, mecânico de motores ciclo Otto e armador de ferragens.

— O maior legado que um governo pode deixar para seu município é a educação e a formação profissional técnica e universitária. Queremos que vocês vivam aqui com dignidade, respeito e com independência financeira. Estamos em parceria com o Senai porque ele é o melhor em qualificação profissional do país e, como governo, queremos oferecer o melhor para vocês — disse a prefeita, Conceição Rabha.