quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Exposição “Yes, nós temos Banana!”

A bananeira é uma das plantas mais populares do Brasil e é valorizada praticamente só pelo fruto que ela dá. Mas além de frutos, a bananeira também pode se transformar em papel, peças artesanais e objetos originais, pelas mãos criativas dos artesãos. É com esse principio que a Arte dos Reis, em parceria com a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e a Secretaria Municipal de Atividades Econômicas, abre na próxima terça-feira, 17, na Casa Larangeiras, a Exposição “Yes, Nós Temos Banana!”.

O projeto,  que está em sua segunda edição, teve como inspiração para o nome da exposição o trecho da marchinha de João de Barro, imortalizada na voz da pequena notável Carmem Miranda.

O trabalho com essa matéria-prima está melhorando a renda de famílias do meio rural e de muitos artesãos de nossa cidade. Segundo a organizadora da exposição, Maria Stela Jordão Elias, a proposta é agregar o máximo de vertentes para a mostra.

— Além das inscrições para as oficinas, estamos recebendo ainda inscrições de outros artesãos, artistas plásticos e produtores rurais para exporem seus produtos — disse.

A programação inclui um desfile de moda, com peças, roupas e acessórios produzidos com a fibra da bananeira, uma palestra com a Emater sobre a importância da banana e a apresentação do Coral da Cidade.

Para a exposição, serão apresentados, além de artesanato, produtos e derivados da fruta. Durante o período da mostra, haverá ainda diversas oficinas que ensinarão todas as fases de produção, desde a retirada da fibra ao manejo do tear, onde se faz o tecido da bananeira.  O objetivo, tanto da exposição quanto das oficinas, é mostrar a versatilidade e riquezas que nossa tão conhecida bananeira pode oferecer.