segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Terminal Pesqueiro em fase de aprovação

A pedido da prefeita Conceição Rabha, a Secretaria de Pesca e Aqüicultura vem trabalhando firme em cima do projeto do Terminal Pesqueiro, que será construído na frente da cidade.

Segundo o secretário de pesca, Júlio Magno, para que o terminal seja debatido, tem que haver um projeto e um orçamento. O orçamento já existe e o valor é de R$ 35 milhões, que corresponde à parte física e equipamentos. O projeto, que foi enviado pelo governo federal, foi rejeitado tanto pela prefeita Conceição quanto pela Secretaria de Pesca, que já está dando andamento a outro.

— Logo que assumi a secretaria, a prefeita veio me cobrar o andamento do terminal. Tínhamos um projeto que havia sido enviado pelo governo federal, mas que não era viável. Então, desenvolvemos o nosso projeto, que já é de conhecimento da prefeita e que iremos apresentar na próxima semana ao setor pesqueiro, numa data a ser definida — diz Magno.

O projeto do governo federal teria capacidade para carregar apenas dois caminhões ao mesmo tempo, o que não supriria a demanda, que hoje é de 600 toneladas por dia. Já no projeto elaborado pela Secretaria de Pesca, o Terminal seria composto por dois embarcadouros e teria capacidade de carregar de oito a dez caminhões ao mesmo tempo.

— Se o nosso projeto for aprovado pelo setor pesqueiro, a prefeita irá levá-lo a Brasília e solicitar recurso para a construção. Estamos todos ansiosos, inclusive a prefeita, porque este terminal é um sonho de todos nós — afirma Júlio Magno.