terça-feira, 11 de junho de 2013

Pronatec iniciará aulas de novos cursos nesta quarta-feira

Já está tudo pronto para o início das aulas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Senac. Nesta quarta-feira, dia 12, Prefeitura de Angra por meio da secretaria de Ação Social irão realizar uma cerimônia, às 19h, no Ceav para receber os alunos que participarão dos cursos de auxiliar de recursos humanos; auxiliar administrativo; camareira em meios de hospedagem; recepcionista em meios de hospedagem e recreador. As inscrições para estes cursos foram disponibilizadas em abril deste ano totalizando 180 vagas.

Os alunos dos cursos que se inscreveram em março nos cursos de almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa e costureiro industrial do vestuário já estão estudando desde o dia 15 de abril, quando a prefeita Conceição Rabha e o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Leandro Silva deram inicio às aulas do Pronatec em Angra.

     O Pronatec é uma iniciativa do governo federal e oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho e possibilitar a geração de renda e a melhora da qualidade de vida.

     Para quem ainda não se inscreveu em nenhum curso e aprender uma nova profissão ou se qualificar, pode procurar a Casa do Bolsa Família, na rua Almirante Júlio César, nº 318, São Bento (próximo à Defesa Civil),  das 9h às 16h, ou à Secretaria de Ação Social, de 18h às 20h, munidos dos seguintes documentos: CPF; comprovante de escolaridade ou autodeclaração que sabe ler e escrever (dependendo do curso); comprovante de residência; título de eleitor com comprovante da última eleição; e o Número de Identificação Social (NIS), adquirido através do Cadastro Único do Governo Federal.

     Aqueles que não possuírem o NIS deverão apresentar os seguintes documentos para serem inscritos no Cadastro Único: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (maiores de 18 anos), certidão de nascimento de todos os menores de idade da família, conta de luz atual e comprovante de renda (caso possua).

Até o próximo dia 19, estão abertas as inscrições para os cursos de confeccionador de lingerie e moda praia, mecânico de motores ciclo Otto e armador de ferragem. Serão oferecidas 60 vagas, 20 para cada disciplina.

Até o momento foram oferecidas 360 vagas, divididas entre os cursos de almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, costureiro industrial do vestuário, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem, recreador, ajudante de obras, carpinteiro de obras e pintor de imóveis.

De acordo com o secretário de Ação Social, outros cursos ainda serão disponibilizados no decorrer deste ano: “Conforme havíamos anunciado, estamos trabalhando para oferecer mais opções de cursos para a população, para que os jovens e adultos possam ter uma nova profissão ou se qualificar na área em que já atua” disse Leandro Silva