sexta-feira, 21 de junho de 2013

Defesa Civil visita Centro de Operações do Rio



Com o objetivo de igualar informações dos funcionários da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito, o secretário Marco Oliveira enviou mais uma equipe para visitar o COR – Centro de Operações do Rio – na tarde de quarta-feira, dia 19. O superintendente de Defesa Civil, Francisco Júdice, levou a comitiva para o Centro de Monitoramento, que fica na Cidade Nova, Rio de Janeiro. Marco Oliveira falou sobre a iniciativa.

— Nosso centro de monitoramento foi feito aos moldes do COR, então já conhecemos bastante a metodologia de trabalho deles e procuramos a cada dia alcançar o patamar em que eles se encontram. Principalmente, a integração com as outras secretarias. Evidentemente, guardada as devidas proporções — disse Marco Oliveira.

Inaugurado em 31 de dezembro de 2010, o Centro de Operações Rio integra 30 órgãos que monitoram, 24 horas por dia, o cotidiano da cidade. No COR estão integradas todas as etapas de um gerenciamento de crise, desde a antecipação, redução e preparação, até a resposta imediata às ocorrências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.

Além das informações em tempo real das concessionárias e órgãos púbicos, o Centro de Operações capta imagens de 560 câmeras instaladas por toda a cidade. Todos os dados são interconectados para visualização, monitoramento e análise na Sala de Controle, em um telão de 80 m². Na Sala de Crise, equipada com outra tela, de videoconferência, é possível se comunicar com a residência oficial do prefeito, na Gávea Pequena, e com a sede da Defesa Civil. O processo permite atuar em tempo real na tomada de decisões e solução dos problemas.

No COR, mais de 400 profissionais se revezam em três turnos no monitoramento da cidade. Em caso de ocorrência, é possível acionar rapidamente os órgãos competentes para cada tipo de situação.